Um passo de cada vez

01/12/2017 00:00

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde relativos a 2016, o brasileiro bebeu mais álcool do que a média mundial, e o consumo per capta entre jovens acima dos 15 anos foi de 8,9 litros, contra 6,4 no restante do mundo.

 

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o auxílio doença concedido em função do alcoolismo mais que dobrou no Espírito Santo nos últimos cinco anos. Então estamos diante de mais um grave problema social que as políticas públicas, sozinhas, não são capazes de resolver.

 

É aí que surge uma irmandade mundial de homens e mulheres que cumprem à risca um versículo bíblico, mesmo que não saibam: ?Suportai-vos (deem suporte) uns aos outros em amor?. (Efésios 4-2). São os Alcoólicos Anônimos (AA), que se ajudam mutuamente a permanecerem sóbrios.

 

O requisito principal é querer parar de beber. E é preciso realmente tomar a decisão de sobriedade, porque o AA não faz lavagem cerebral para atrair novos membros e nem age como um big brother, monitorando todos os movimentos. Lá é o local onde os alcoolistas realmente se importam uns com os outros e se ajudam.

 

Têm amor de sobra, mas não são uma organização religiosa, e seus membros são autônomos para significar suas vidas, sem medicamentos nem orientação psiquiátrica. O tratamento é para a alma, se é que podemos dizer assim.

 

Outro fator interessante é que o AA não aceita recursos financeiros de fora, nem particulares nem governamentais. Seus próprios membros custeiam as despesas. E como o próprio nome diz, é garantido o anonimato dos frequentadores.

 

Outro fator que reforça a ideia de uma fraternidade unida e sólida é que os membros não se envergonham de pertencer ao A.A. e fazem questão de encorajar aqueles que buscam ajuda. ?Não queremos ser ou parecer heróis ou heroínas. Queremos cuidar de nossa saúde, e uns dos outros?, reforçou um membro muito querido de um grupo local.

 

Então, se você deseja parar de beber, independente do sexo, idade, condição social ou credo religioso, participe dos encontros, que geralmente são semanais. Alguns são abertos a qualquer interessado, e outros fechados somente para alcoolistas, que seguem os DOZE PASSOS e as DOZE TRADIÇÕES sugeridas para dentro e fora da irmandade. Pesquise sobre eles. Em Cachoeiro o telefone é o 3522-0648.

 

Entre os passos, admitir impotência e perda de domínio, acreditar em um poder superior para devolver a sanidade, entregar a vontade aos cuidados de Deus, fazer minucioso e destemido inventário moral, admitir, perante si e aos outros, as falhas, reparar danos causados e permitir que Deus remova os defeitos de caráter. E transmitir a mensagem aos alcoolistas e praticar os princípios em todas as atividades.

Como diria o grande Guimarães Rosa em um dos trechos do seu romance Grande Sertão: Veredas, ?o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas ? mas que elas vão sempre mudando.?