Fecha aspas

17/02/2017 00:00

Os tempos são de valores morais elásticos e de princípios éticos seletivos. Há podridão em primeiro escalão do governo federal e em gestões país afora que insistem na aparência de democracia, austeridade e zelo, quando o que se vê é o uso privado do dinheiro público.

 

Aos bilhões. Já tentei mensurar quantos conteineres ou carretas bitrens seriam necessárias para transportar todo o dinheiro desviado há décadas, mas não consegui sequer imaginar. Há pérolas da falta de compromisso com o povo brasileiro por todo lado.

 

Muito recentemente o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha afirmou, durante palestra, que para obter apoio do PP, o Governo Temer descartou a nomeação de ?um médico famoso de São Paulo? (Raul Cutait, um dos cirurgiões mais notáveis do país )para acomodar na poltrona o deputado Ricardo Barros (PP-PR), um engenheiro civil.

 

Padilha lembrou que, para a composição da primeira equipe do governo Temer, havia uma decisão de nomear ministros notáveis em suas respectivas áreas. A pasta da Saúde seria do PP. Mas a legenda foi alertada para o desejo do presidente de ter na poltrona um profissional que fosse ?distinguido?.

 

?Aí nós ensaiamos uma conversa de convidar um médico famoso em São Paulo?, relatou Eliseu Padilha. Ele contou, despudoradamente, que o PP mandou um recado para Temer: ?Diz para o presidente que o nosso notável é o deputado Ricardo Barros (engenheiro civil).?

 

Portador da mensagem, o ministro aconselhou ao amigo Temer ceder ao partido. ?Nós não temos alternativa?, disse Padilha a Temer, realçando que o objetivo do governo era obter 88% dos votos no Legislativo.

 

?Vocês garantem todos os votos do partido em todas as votações??, perguntou Padilha. E os representantes do PP: ?Garantimos.? O ministro diz ter encerrado a negociação nos seguintes ternos: ?Então, o Ricardo será o notável.? Fecha aspas.

 

?A mulher que é solteira, que não se casou, não tem filho, por que ela vai ter uma diferença em relação ao homem??, questionou o deputado Arthur Maia (PPS-BA, relator da reforma da Previdência), que ainda relativizou as condições de trabalho no campo. ?Tem muitos trabalhos urbanos muito mais árduos do que o do trabalhador rural?. Fecha aspas.

 

?Operação da PF faz buscas e apreensões em investigação sobre Belo Monte. Entre os alvos estão um filho do senador Edison Lobão (Presidente da Comissão de Constituição e Justiça) e o ex-senador pelo Pará Luiz Otávio; operação desta quinta(16/02/2017) se baseia em provas obtidas na Lava Jato?. Fecha aspas.

 

?O ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Júnior, afirmou em delação premiada ter se reunido com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, quando ele governava Minas Gerais, para tratar de uma fraude na licitação da obra da Cidade Administrativa com vistas a favorecer grandes empreiteiras. 

 

A informação foi publicada nesta quinta-feira (02/02/2017) pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o depoimento, foi decidido um percentual de propina a ser repassado pelas empresas no esquema?. Fecha aspas.

 

O que impressiona é o silêncio fúnebre das panelas, quando a maioria absoluta da população está perdendo direitos e sendo empurrada pacificamente para o buraco. E as carretas bitrens, ao que parece, continuam sendo fartamente abastecidas.