Porto Seguro - Jornal Fato
Artigos

Porto Seguro


A fidelidade e o respeito são valores dos quais não abro mão. Sempre estiveram entre as prioridades absolutas da vida toda. De certo modo, isso é muito bom. Mas também sou resistente às mudanças, a pessoas estranhas e ao desconhecido e inusitado, e isso, em alguns momentos, é ruim porque a gente pode perder boas oportunidades. É preciso estar preparado para mudar de opinião e postura.

E há que se ter cuidado com as certezas absolutas e resistências, porque frase atribuída ao filósofo Immanuel Kant diz que "o sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca". Eu não quero ser, nem parecer idiota, então vou me adaptando aos novos tempos, com maior ou menor rapidez, mas sempre me esforçando para não ficar para trás. Jamais poderei ser acusada de não tentar.

Então, na medida do possível, tento me adaptar ao que precisa ser mudado, mas continuo fiel a pessoas que fizeram parte da minha. Cortei cabelo com a mesma pessoa, a Juanita, por mais de 30 anos. Comecei na adolescência e mudei em função da dificuldade de agenda, já que morava em outra cidade e não sabia quando estaria em Cachoeiro.

Comprei por anos no Mercadão dos Tecidos, do Anarim e Dona Marta. O vendedor era o Tião, ou o Marcelo, por algumas vezes, e eles sabiam exatamente do que gostava e o que não tinha comprado ainda. Sempre sabia quando chegavam novidades.

A Feira de Tecidos foi a loja da minha infância, e a Ana, vendedora que nos atendia, sabia todos os gostos da minha mãe e exatamente o que cabia no bolso dela. Então, o atendimento era sempre de excelência, dentro das possibilidades financeiras.

Apesar de todas as óticas existentes na cidade, todos os meus óculos, desde sempre, foram comprados na Ótica Cachoeiro. Fui muito bem atendida pela Zelita na primeira vez e me tornei cliente fiel. Depois me tornei amiga da Maria Thereza, queridíssima, que sempre me ajuda na escolha nas minhas armações. Se não tiver a opinião delas, fico insegura. Tudo questão de confiança.

Roupas, compro na Bia Scaramussa há muitos anos. É uma questão de conforto, praticidade e mais uma vez por acreditar que sempre me ajudarão a tomar a melhor decisão. E também porque as roupas são maravilhosas. Maria Clara me faz sentir cliente vip, mesmo que passe algum tempo sem ir à loja.

Acho reconfortante a sensação de me sentir em casa, de saber que não serei traída, de que serei ouvida e que pelo caminho contarei sempre com pessoas que me dão suporte e força. Do que parece desimportante às grandes decisões, é bom poder contar com pessoas com quem saltaríamos no escuro, sem medo de ser felizes.


Anete Lacerda Jornalista

Comentários