Ilusões facebuquianas

Postei recentemente uma foto minha em rede social para falar de um estúdio de beleza que foi inaugurado recentemente na Enseada do Suá, em Vitóri

15/06/2018 09:13
Ilusões facebuquianas

Postei recentemente uma foto minha em rede social para falar de um estúdio de beleza que foi inaugurado recentemente na Enseada do Suá, em Vitória.

A profissional, Carina Sereno, é das melhores que já me atenderam. Nas fotos estou penteada e maquiada e fui fotografada com boa luz e num dia em que a família estava toda reunida, o que já garante a alegria e o brilho no olhar. E isto certamente reflete nas fotos.

Então, a soma desses fatores, aliados a duas boas profissionais, uma maquiadora/cabelereira e uma fotógrafa (a minha sobrinha Fabiana), produziram um resultado que considero muito satisfatório para uma pessoa que emagreceu quase 70 kg (e portanto trocou o excesso de gordura pelo excesso de pele) e já passou dos 15 anos faz tempo.

Relato isso por dois motivos: primeiro, pela importância da contratação de especialistas. Curiosos produzem efeitos deploráveis e gastam o dobro do triplo por nada. E ainda podem fazer uma exposição negativa de qualquer figura, pública ou privada. Então realmente pagar especialistas nunca pode ser considerado gasto, mas investimento. E sempre que posso, faço isso com gosto.

Isso vale para assessoria publicitária, assistência médica e odontológica, outros profissionais liberais e os que cuidam, de alguma forma, da imagem e reputação. E também para faxineiras, manicures, esteticistas, lavadeiras e passadeiras (ainda existem?), cozinheiras e babás. Do que parece desimportante ao considerado nobre.

O segundo é que nem tudo é o que parece. A sensação após ver as fotos foi aquela: uau, que gata!  O deslumbramento passou imediatamente após o banho. No dia seguinte era novamente a pessoa que usa apenas batom, geralmente de cores fortes, e que gosta de estar sempre de unhas feitas, mas foge dos esmaltes nudes, apesar de achá-los lindos na unha das outras mulheres.

Então, se as aparências facebuquianas enganam, penso se vou encontrar alguém que viu as fotos em que estava produzida, e se vai me reconhecer e lançar um olhar de decepção. Porque cá para nós, maquiagem é tudo. Entregar-se aos cuidados de quem sabe o que está fazendo nos torna outra.  A maquiagem produz resultados, bons ou ruins, imediatos.

Já as falhas de ?especialistas? de outras áreas demoram mais a aparecer, já que, grosso modo, ?não estão na cara?. E até serem identificadas, se forem, muito dinheiro já foi pelo ralo. Tem muito ?profissional? se vendendo muito melhor do que é. Farta propaganda enganosa. Pura ilusão. E se não quer se iludir, não use maquiagem de má qualidade, manipulada por amadores. Isto vale para a vida.

E ?quintaneando?, não há mais o que dizer.  ?Meu saco de ilusões, bem cheio tive-o./ Com ele ia subindo a ladeira da vida./ E, no entretanto, após cada ilusão perdida.../ Que extraordinária sensação de alívio!