Donos da verdade - Jornal Fato
Artigos

Donos da verdade

As pessoas que manifestam sua opinião nas redes sociais são impiedosamente linchadas


Foto: Jornal da Record - R7

As antigas arenas de Roma foram substituídas pelos teclados e os campos de batalha presenciais, mais do que nunca, se tornaram virtuais. Na maioria dos casos falta coragem para o embate cara a cara, mas alguns se empoderam atrás dos seus computadores e smartphones.

As pessoas que manifestam sua opinião nas redes sociais são impiedosamente linchadas. Há uma dualidade entre BEM x MAL, em que o internauta sempre aponta o dedo para o outro, como se estivesse sempre certo. E isso é feito de forma assustadoramente desrespeitosa. Em tempo de pandemia do coronavírus, isso cresceu ainda mais e temos um especialista da desinformação em muitas postagens, cheio de certezas que nem os pesquisadores apresentam.

Na arrogância típica dos donos absolutos da verdade, não admitem a possibilidade de estarem enganados ou de errarem. Ou que alguém tenha o direito de pensar diferente e de manifestar-se. Um juiz em cada máquina, um acusador em cada esquina virtual, na espreita para ataques sangrentos e batalhas intermináveis, numa guerra em que perdemos todos nós, e ganham os poderosos econômicos e manipuladores políticos de sempre.  Não seja idiota. Ninguém é dono da verdade. O único foi crucificado pelos que tinham prazer na maldade e estavam ao lado dos poderosos. 

Os internautas, embora se achem espertos, são estrategicamente movidos por robôs e algoritmos que moldam comportamentos dos pré-dispostos à violência e beligerância. Daqueles que foram desde sempre, mas estavam com seus monstros adormecidos e muito bem disfarçados sob máscaras de cordialidade e civilidade. Agora não interessa mais representar. Estão confortáveis. Naturalizou-se a barbárie.

Então, o que se vê é o que está posto. A execução sangrenta das arenas romanas substituída pelo xingamento virtual. Assustador que o espancamento nas redes não poupa ninguém nem mostra a coragem do espancador. Muito pelo contrário, já que diferente dos gladiadores, que enfrentavam as feras cara a cara, os combatentes de hoje são corajosos apenas em bando e atrás dos seus teclados. O que não diminui a gravidade nem o dano dos seus ataques bestiais e impiedosos.

Enquanto a população se digladia, os donos do poder continuam com suas vidas nababescas, incentivando o povo a ir para as ruas. Afinal, a economia precisa girar. O que são alguns milhares de vidas perdidas se as riquezas podem ser mantidas. E não estou ignorando aqueles que dependem de trabalhar hoje para comer amanhã (enquanto escrevo penso no vendedor de sacolé do meu trabalho).

Então, enquanto o país não cumpre o seu papel institucional de cuidar da população, inclusive com política econômica para todos, abençoe a vida de alguém com a doação de alimentos. Quem da sua vizinhança precisa de você?   Deixe essa arena irracional e saia dessa crise ainda humanos. 


Anete Lacerda Jornalista

Comentários