Sinais apontam para reeleição - Jornal Fato
Artigos

Sinais apontam para reeleição


"Me interessa o futuro pois é o local onde vou passar o resto da minha vida"

Woody Allen

 

No jogo de sinais, por vezes trocados, do período pré-eleitoral, a junção de MDB e PSDB, anunciada segunda feira pelos presidentes estaduais dos dois partidos, o deputado federal Lelo Coimbra e o vice-governador César Colnago, respectivamente, é o indício mais segundo de que apesar de todo o mistério, o governador Paulo Hartung vai, mesmo, disputar a reeleição.

Certeza que já tem o próprio Lelo, que, à imprensa da capital, revelou que Hartung não vai se desincompatibilizar no dia 7 de abril e nem trocar de partido, o que deixa a ele apenas a opção de tentar o quarto mandato ou não disputar - quem acredita nesta última possibilidade?

Lelo, aliás, terá papel importante no MDB, que também abriga a senadora Rose de Freitas, que se diz disposta a disputar com Hartung a indicação para a disputa e também não deve deixar a sigla.

No PSDB as coisas ficam mais claras. Colnago admite que o senador Ricardo Ferraço tem a prioridade para tentar a reeleição. Já seu destino, deve ser continuar a compor a chapa como vice-governador, abrindo, assim, espaço para Octaciano Neto, na disputa por vaga na Câmara Federal.

Embora nada disso esteja garantido - política é como nuvem -  ainda mais indefinido fica o campo da oposição, que até agora tem esperado o tempo do governador.

Quem seria o adversário da chapa da situação para o governo? Será que o ex-governador Renato Casagrande (PSB) toparia mesmo novo embate contra Hartung? Ou tentaria disputa menos espinhosa para o Senado ou mesmo a Câmara Federal, esta, com vitória praticamente garantida?

E o que já era previsível, se consolidou, com a definição do PSDB, tornando ainda mais imperiosa a migração do deputado estadual Sergio Majeski e do prefeito de Vila Velha, Max filho, para outra sigla, caso queiram mesmo os dois ou um deles, disputar o governo.

 

DESTAQUE. Na noite de segunda-feira, em Vila Velha, o secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto (PSDB) recebeu o secretário de Gabinete de Presidente Kennedy, José Augusto (MDB) e o deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT), líder do governo na assembleia. Nem precisa dizer que o assunto predominante foi política

 

Sobe

Solidariedade

É impressionante o quanto a tragédia une as pessoas. A devastação em rio Novo do sul pôs para rodar essa engrenagem e se materializou em água, alimentos e roupas já suficientes para atender a população flagelada após o temporal que inundou tido na cidade. Busca agora é por produtos de higiene pessoal.

 

Desce

Mimimi

Na mesma medida em que mobilizou gente interessada em ajudar, a calamidade em Rio Novo também deu munição aso críticos virtuais para espezinhar políticos que foram até o local para prestar sua solidariedade e ajuda, como interessados, apenas, nos votos que as imagens poderiam render. É até engraçado. Se não vão, a reclamação é de que abandonaram a população.

 

Mas, hein?!

Se, como diz, o diretor-presidente da Agersa, Vilson Coelho, anunciou desde o início que só ficaria um ano, e reforçou isso em dezembro, por que já não havia um nome definido para substituí-lo quando, irremediavelmente, renunciasse, como renunciou, ao cargo?

 

Vias de FATO

O depósito do salário dos mais de 90 mil servidores do Poder Executivo do Estado, entre ativos e inativos, referente a março será efetuado no próximo dia 29.

 

Neste mês, os cerca de 52 mil servidores ativos passam a receber o novo valor do auxílio-alimentação, que foi reajustado de R$220,00 para R$300,00 -aumento de 36,40%.

 

Colunista cometeu ato falho no último sábado. O PDT pretende que Doutor Beto, presidente da sigla em Cachoeiro, seja candidato a deputado federal e não estadual, como publicado.

 

Os 22 novos delegados, que estavam sendo preparados na Academia de Polícia (Acadepol), já estão reforçando o efetivo de diversas unidades da Polícia Civil do Estado.

 

O chefe de polícia, delegado Guilherme Daré, disse que a alocação dos novos delegados nas Regiões Sul, Norte e Metropolitana faz parte do planejamento feito no início da sua gestão.

 

Com a chegada dos novos delegados, foi reforçado o plantão da 6ª Delegacia Regional de Alegre. O delegado Sandro de Oliveira Zanon passar a atuar na equipe de plantão.


Dayane Hemerly Repórter Jornal Fato

Comentários