Monólogos compartilhados - Jornal Fato
Artigos

Monólogos compartilhados


"Um debate é a troca de conhecimentos, uma discussão, a troca de ignorâncias"

Robert Quillen

 

Vejo cada vez mais afoitos, por conta das eleições, grupos políticos nos aplicativos de mensagens - aqueles que reúnem pretensos candidatos e os cidadãos que vão mudar o mundo através de seus aparelhos de telefone celular.

Fora a amplificação proporcionada pela tecnologia, não há nada de novo nesse tipo de celeuma. Os argumentos para defender candidaturas e projetos de poder são risíveis. No lugar de propostas, a detração dos adversários. Todos apontando o rabo dos outros e sentando sobre os próprios.

Poucos se aprofundam nas propostas e resultados para a sociedade ou nas razões que os leva a apoiar esse ou aquele nome. O que move as hordas são os interesses pessoais, embora se arvorem, sempre, em falar em nome do povo, enquanto, na verdade, defendem seu quinhão.

Não há proposituras, apenas discussões que flertam com crimes cíveis e, até, com as vias de fato. Por força de ofício, acompanho diversos destes ambientes e nunca vi um só debatedor mudar de opinião por conta de argumentos.

O resultado das eleições vai mexer com a vida de todos, mas ela é decidida com base no personalismo. São raros os candidatos estadistas e insuficientes os eleitores ideológicos para lhes dar a vitória.

As redes sociais conectaram pessoas com nunca, mas têm acentuado o individualismo, o radicalismo e aprofundado as divisões. Talvez esteja neste paradoxo a razão destes monólogos compartilhados. Os que falam não ouvem e o verdadeiro debate não se estabelece.

Não há troca de informações ou confronto de ideias. Apenas reafirmação de convicções.

Se, conforme Hegel, o "povo é a parte da nação que não sabe o que quer", existe outra parte que sabe bem e se aproveita desta ignorância para transformar em anseio popular aquilo que apenas a beneficia.

 

DESTAQUE. O presidente da Associação dos Auditores Fiscais (Asafi) de Cachoeiro, Martinelli, em recente reunião com o presidente do Sindimunicipal, Jonathan Willian. Em debate, a   construção do novo plano de cargos e salários dos servidores da prefeitura

 

Sobe

Norma Ayub

Estrela em ascensão no DEM, a deputada federal Norma Ayub, que recentemente assumiu a presidência estadual do partido, foi indicada para atuar em três comissões permanentes no ano de 2018, na Câmara Federal. Será titular na Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), e suplente na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). "Minha expectativa é de um ano produtivo, trabalharei com muita dedicação por essas causas".

 

Desce

Descontinuidade

É a regra do jogo, mas a descontinuidade administrativa promovida pelas eleições penaliza os contribuintes. Mesmo que as eleições gerais excluam as prefeituras, muitas delas acabam desfalcadas de seus gestores há seis meses das eleições por exigência do calendário eleitoral, já que muitos pretendem ser candidatos e precisam respeitar este prazo. Mais uma razão para os prefeitos privilegiarem técnicos e não políticos no seu secretariado. A análise vale para todos os níveis de governo.

 

Mas, hein?!

Se for criada fila exclusiva para idosos e nela houver mais gente que nas filas para os não idosos, o atendimento, ainda assim, será prioritário?

 

Vias de FATO

Quando assumiu a prefeitura, em sua primeira gestão, Carlos Casteglione (PT) listou elefantes brancos - obras inacabadas herdadas de outras gestões.

 

A história se repete com Victor Coelho (PSB), que não fez lista, mas também herdou obras inacabadas e travadas. Algumas, leva adiante com recursos da própria Prefeitura.

 

Envolvido com articulações de partido e governo no prazo fatal de 7 de abril, o governador Paulo Hartung (MDB) não esteve em Presidente Kennedy ontem.

 

O presidente capixaba do MDB, Lelo Coimbra, garante: não há a mínima chance de a Executiva Nacional interferir em decisões tomadas pela Estadual, no Espírito Santo.

 

Com a entrada do deputado federal Givaldo Vieira, o PCdoB está animado e com planos de crescer no cenário estadual, elegendo deputado federal e até dois estaduais.


Dayane Hemerly Repórter Jornal Fato

Comentários