Desfile cívico marca 151 anos de emancipação - Jornal Fato
Tradição

Desfile cívico marca 151 anos de emancipação

Banda marcial do Tiro de Guerra acompanha estudantes neste sábado pelo coração da cidade


Neste sábado, véspera do dia que Cachoeiro de Itapemirim completa 151 anos de emancipação política, desfile cívico escolar no centro da cidade vai exaltar a data.
Desta edição do tradicional evento a Prefeitura informa que participam mais de 100 estudantes da rede pública municipal de ensino, acompanhados pela banda marcial do Tiro de Guerra.

A concentração está agendada para 8h00, na Rua 25 de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro. Marcado para começar às 9h00, o desfile partirá em direção Câmara Municipal, onde haverá hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional.
Depois, por volta das 9h40, a comemoração segue na Praça Jerônimo Monteiro, com série de apresentações culturais (confira a programação completa no quadro). 

A organização é da Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Arte, Cultura e Diversidade. Os alunos representam as escolas Zeni Pires Ferreira, do bairro Amaral, e Oswaldo Machado, do bairro Baiminas. Também integram o desfile discentes matriculados em aulas de contraturno no Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga, do bairro Ferroviários.



Tema

 

O tema deste ano, "Escola: Potência da vida", tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento da cidadania através de atividades educacionais sobre a emancipação do município, trabalhadas, nas salas de aula, em todas as unidades de ensino da rede.
"Cachoeiro possui, em sua trajetória, uma história de lutas e conquistas até sua emancipação política. Comemorar esse dia é pensar sobre as mudanças ocorridas nesse período aos dias atuais, que afetam ou não o aluno, a escola e sua comunidade, refletindo o quanto somos importantes na construção histórica do nosso município e, consequentemente, no exercício da cidadania", justifica a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

 

PROGRAMAÇÃO:


8h - Concentração em frente ao Shopping Cachoeiro, com os estudantes envolvidos
9h - Início do desfile, com destino à Câmara Municipal, hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional
9h40 - Apresentações culturais na Praça Jerônimo Monteiro
    * História da emancipação política de Cachoeiro, narrada por estudantes do Ciae Newton Braga
    * Performance do balé infantil do Ciae, com a música "Eu sei que vou te amar"
    * Performance das balizas do Ciae, com a música "Maria Maria"
    * Solo de dança da aluna Ana Clara Bonfim, do Ciae, com a música "Pintor do mundo"
    * Performance de dança do Ciae, com a música "Alegria"
    * Encerramento

Comentários