Próstata - Jornal Fato
Artigos

Próstata

"O homem inteligente é o que descobre o óbvio." E por que não enxergamos o óbvio" Curar-se da cegueira é procurar fazer as coisas simples. É o que penso para este "Novembro Azul".


Ilustrativa

Uma glândula do sexo masculino. Por muitos anos esquecida, rejeitada e sofrendo todo tipo de preconceito. Sofrendo também agressões: inflamação e infecção, aguda ou crônica. Bem como, a transformação em células malignas. Apesar de mais atentos, o número de exames preventivos realizados pelos homens está longe do ideal. A genitália masculina inclui pênis, bolsa escrotal, testículos, epidídimo, vesícula seminal e próstata. Dessas, a próstata é a que tem função menos definida. Porém, é a que mais complica. Mede 3,5 cm. Pesa, no adulto jovem, 20 gramas. Salienta-se em torno de um centímetro na luz do reto, o melhor local para seu exame. Tem uma consistência elástica e lisa, uma pequena fenda separa suas partes (lobo direito e esquerdo). Não é dolorosa à palpação. O órgão envolve a primeira parte da uretra na saída da bexiga. Pela palpação é possível avaliar o tamanho e se existem nódulos ou não.

Diferente de outros órgãos, com o tempo ela cresce e se hipertrofia, podendo ser em forma de adenoma ou carcinoma, isto é: células benignas ou malignas. Felizmente na maioria das vezes um crescimento benigno, apesar do câncer da próstata ser uma das principais causas de morte entre os homens, aumentando com a idade. Liberação no consumo de carnes vermelhas e principalmente gorduras estão entre os fatores de risco. Devendo ficar alertas os descendentes da raça negra e os com história familiar (predisposição genética), acentuando a importância do exame preventivo, exame obrigatório a partir dos cinquenta anos. Vale lembrar que o exame de sangue (PSA - antígeno prostático específico) não substitui o toque retal (exame manual, realizado pelo médico). Eles se complementam. A associação desses dois exames, bem como a biópsia da glândula, aumenta as chances do diagnóstico precoce (fase inicial) e da cura. O toque retal é de grande valor em saúde pública. Baixo custo, rápido e dependendo da experiência do médico examinador, história clínica do examinado (paciente), associado à dosagem sanguínea (PSA) alcançamos boa segurança para a orientação médica. Não só os tumores, mas também as infecções locais e urinárias crescem em importância. As patologias prostáticas são as mais comuns nos homens, gerando um alto custo pessoal e governamental. Mais ainda com o envelhecimento populacional.

Nem sempre o tratamento é cirúrgico, um grande receio dos homens. Grande parte das vezes o crescimento da glândula é benigno (hipertrofia) passível de tratamento medicamentoso. Lembrando sempre que o prognóstico (cura) dependerá do estágio da doença. Acima dos quarenta anos as mortes traumáticas diminuem. O câncer e a doença cardiovascular aumentam. Devemos ficar atentos com a prevenção e detecção precoce do câncer e diminuir os fatores de risco vascular (hipertensão, diabetes, dislipidemia, tabagismo, obesidade e sedentarismo). Claro que a herança familiar conta muito, mas grande parte da responsabilidade é individual. Os chineses dizem: "O homem inteligente é o que descobre o óbvio." E por que não enxergamos o óbvio? Curar-se da cegueira é procurar fazer as coisas simples. É o que penso para este "Novembro Azul".


Sergio Damião Médico e cronista

Comentários