Unimed Sul Capixaba promoverá palestras gratuitas sobre saúde da mulher - Jornal Fato
Saúde

Unimed Sul Capixaba promoverá palestras gratuitas sobre saúde da mulher


A campanha de prevenção ao câncer de mama, realizada mundialmente no mês de outubro, o Outubro Rosa, levará mais informação à população de Cachoeiro de Itapemirim. A Unimed Sul Capixaba realizará palestras gratuitas durante o mês para falar sobre a doença, que serão ministradas por médicos das áreas de Ginecologia e Oncologia da cooperativa de saúde. As inscrições, abertas ao público em geral, podem ser feitas pelo site www.unimed.coop.br ou pelo telefone (28) 2101-6246.

 

O lançamento da Campanha, com a primeira apresentação, será na quinta-feira, dia 05, a partir das 8h, no auditório da Unimed Sul Capixaba. Nela, o médico ginecologista Marcos Vinício Pinheiro e a médica oncologista Mariana Neves esclarecerão as principais dúvidas sobre o câncer de mama, como sinais e sintomas, fatores de riscos, fatores de proteção, detecção, tratamento, além de abordarem outras temáticas que envolvem a saúde da mulher. Uma segunda palestra sobre o tema será realizada no dia 17 de outubro, às 17h, no mesmo local.

 

Durante todo o mês de outubro, as clientes da Unimed Sul Capixaba, com idades entre 50 e 69 anos, ou com indicação médica, terão isenção da coparticipação na realização do exame de mamografia, capaz de detectar o câncer de mama.

 

"O mês de outubro será dedicado ao cuidado da mulher. Abordaremos diferentes temáticas envolvendo a saúde da mulher, dando ênfase ao câncer de mama e fazendo uma busca ativa com o objetivo de detectar casos da doença precocemente e focando na prevenção e na conscientização sobre o câncer", destaca o gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul Capixaba, Eduardo Tonole Dalfior.

 

Segundo Eduardo Dalfior, os colaboradores da cooperativa estarão envolvidos na campanha, seja utilizando camisetas de apoio ou por meio de estratégias de prevenção e promoção da saúde, como é o caso das equipes de Atenção Integral à Saúde, Promoção de Saúde e Unimed Oncologia.

 

Números da doença preocupam

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele. No País, a doença responde por 28,1% dos novos casos a cada ano, índice superior ao registrado anualmente no mundo, que é de 25%.

 

O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama, contudo, podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como atividades físicas regulares, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, evitando-se o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

 

A recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia, aumentando a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo e maiores chances de cura. Também é importante que as mulheres em geral estejam atentas ao próprio corpo, realizando o autoexame das mamas para verificar se há alterações no local.

 

Comentários