Cachoeiro já tem médicos para substituir cubanos - Jornal Fato
Saúde

Cachoeiro já tem médicos para substituir cubanos

Na semana que vem, os profissionais já inscritos começam a apresentar os documentos para poderem ser contratados imediatamente em Cachoeiro


A secretária de Saúde Luciara Botelho montou sistema especial para suprir a ausência dos 23 profissionais de Cuba - Arquivo/emoffnoticias

A secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, afirmou no início da noite de ontem que as 23 vagas abertas em Cachoeiro com a iminente saída dos médicos cubanos do Brasil já têm cadastros suficientes para serem preenchidas por brasileiros.

A contratação e substituição deve ser imediata. Na semana que vem, os profissionais começam a apresentar os documentos para poderem ser contratados. Caso esteja tudo certo, a Secretaria Municipal avisa ao Ministério da Saúde e a atuação nas unidades de saúde pode ser iniciada.

No dia 14 deste mês, o governo cubano decidiu encerrar o acordo com o Brasil que viabilizava a atuação dos profissionais no Mais Médicos, celebrado por meio da Organização Panamericana de Saúde (Opas) junto ao Ministério da Saúde, depois de declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro de que alteraria as regras do programa.

Desde então, segundo Luciara, os profissionais, que só começam a deixar Cachoeiro no dia 28, deixaram de trabalhar, o que forçou a secretaria a montar esquema especial para não ter defasagem no atendimento, o que tem dado certo.

No final do mês, 19 dos 23 cubanos que atuavam em Cachoeiro voltam para casa. Os últimos quatro, se vão no dia 11.

 

Inscrições

O Ministério da Saúde prorrogou para o dia 7 de dezembro o prazo de inscrição de profissionais brasileiros e estrangeiros com registro no Brasil que queiram participar da nova seleção do Programa Mais Médicos.

Segundo a pasta, a medida foi tomada devido à instabilidade no site do programa causada por ataques cibernéticos, que foram identificadas desde o primeiro dia de inscrição. O prazo para as inscrições terminaria no próximo domingo (25).

Comentários