Prefeitura realiza campanha de combate à tuberculose - Jornal Fato
Saúde

Prefeitura realiza campanha de combate à tuberculose

As ações, que vão até sexta-feira (23), buscam conscientizar a população sobre as formas de prevenção, os sintomas e o tratamento


Unidades de saúde incentivam a realização do exame que detecta a doença

24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, durante esta semana, a prefeitura promove uma campanha de combate à doença. As ações, que vão até sexta-feira (23), buscam conscientizar a população sobre as formas de prevenção, os sintomas e o tratamento.

O objetivo é, também, incentivar a realização do exame que detecta a doença. Por isso, as unidades básicas de saúde do município realizam atendimento especial com coleta de amostra de escarro para o exame.

Para aumentar o alcance das ações, na sexta, das 9h às 16h, uma equipe de referência do Programa Municipal de Combate à Tuberculose estará no Shopping Cachoeiro, no Centro, orientando o público sobre as formas de contágio e os principais sintomas da doença.

"As pessoas devem ficar atentas aos seguintes sintomas: tosse por mais de três semanas, emagrecimento, febre à tarde e suor noturno. Muitas vezes, os sintomas da tuberculose são confundidos com o da gripe ou da pneumonia. Então, na dúvida, recomendamos que a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima para o devido atendimento", alerta a coordenadora do programa municipal, Aretha Martins.

Em 2017, foram diagnosticados 74 casos de tuberculose em Cachoeiro. Infectocontagiosa, a doença é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. O tratamento é feito com antibióticos por, no mínimo, seis meses. É importante que o paciente siga à risca o cronograma de tratamento para que a doença não crie resistência no organismo.

Comentários