Outubro Rosa chega ao CAPS de Itapemirim - Jornal Fato
Saúde

Outubro Rosa chega ao CAPS de Itapemirim

Café da manhã saudável, marcou o mês de outubro rosa em Itapemirim, na manhã de ontem (24)


- PMI

Na última quarta-feira (24), após um café e uma seção de alongamento supervisionado, os assistidos pelo CAPS de Itapemirim, receberam orientações sobre exames preventivos, auto-exame da mama e cuidados com o colo do útero. Nesta sexta-feira (26), a programação segue com coleta de exames preventivos nas pacientes.

Para a diretora do CAPS, a psicóloga Danielle Dario, a dificuldade em manter os cuidados da mulher se torna mais complicados em pacientes com transtorno, visto que muitas vezes prioriza-se o tratamento psiquiátrico e é negligenciado os cuidados clínicos. "Aqui em Itapemirim, quando um paciente vem em busca de um acompanhamento para tratar de sua psicopatologia, conseguimos englobar todos aspectos voltados para a saúde do usuário" completou.

A humanização do tratamento dos pacientes tem sido tônica da atual gestão municipal. Os usuários do CAPS, por exemplo, participam do projeto Terça Saudável: uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente que tem como objetivo potencializar a qualidade de vida destes pacientes por meio da integração com a natureza no Parque Ecológico da cidade, através da produção, plantio e acompanhamento de mudas de hortaliças e espécies nativas, além de brincadeiras e dinâmicas ao ar livre.

Comentários