O poder da prevenção - Jornal Fato
Saúde

O poder da prevenção

Praticar hábitos saudáveis tanto na higiene bucal quanto na alimentação: não há mistérios quando o assunto é prevenção, frisam especialistas


Dentistas dão importantes dicas quanto à saúde bucal, imprescindível para a autoestima também

Apesar de todo o incremento na circulação de informações com fontes confiáveis percebido nos tempos atuais, proporcionado pelo avanço da tecnologia, no que diz respeito à saúde bucal, ainda há pessoas que acreditam que nada de grave vai acontecer aos seus dentes se não tomar os devidos cuidados.

Além disso, várias doenças se manifestam pela boca. Portanto, consultar o dentista periodicamente é essencial para identificar problemas que não se restringem apenas às cáries.

Praticar hábitos saudáveis tanto na higiene bucal quanto na alimentação: não há mistérios quando o assunto é prevenção, frisam especialistas.   

"É fundamental fazer as escovações após as refeições. Quanto maior o período que ficarmos sem comer após escovar, melhor será a ação do flúor existente no creme dental", orienta o cirurgião-dentista Ricardo Athayde Mayrink.

Ele complementa: "o uso do fio dental antecedendo a escovação é fundamental, pois promove a limpeza dos locais onde a escova não alcança. Com a língua também deve-se ter atenção especial, já que a massa esbranquiçada (saburra lingual) apresenta uma concentração muito grande de bactérias causadoras da cárie e provocando mau hálito (halitose)".

Segundo Ricardo, a escovação antes de dormir "é superimportante, pois quando estamos dormindo a salivação diminui (xerostomia), facilitando a ação das bactérias".

Ele orienta ainda que o paciente deve procurar seu dentista de confiança e pedir informação sobre a escova ideal. "Normalmente, as escovas com cerdas macias são as mais indicadas, já que atingem melhor as regiões entre os dentes", explica Ricardo Athayde.

Com pós-graduação na UFRJ em Saúde Coletiva, a cirurgiã-dentista Stéfani Mar Athayde conclui que o sorriso indica tanto a condição de saúde do indivíduo como também facilita suas relações interpessoais.

"Um sorriso bonito e saudável traz uma qualidade de vida maior para a pessoa, favorecendo a autoestima", atesta a especialista.

Comentários