Nésio Fernandes defende reforço anual de vacina anti-Covid para todos - Jornal Fato
Saúde

Nésio Fernandes defende reforço anual de vacina anti-Covid para todos

Em nota, a Sesa declarou que além de incentivar a vacinação anualmente, acompanha eventuais notificações e atualizações do Ministério da Saúde.


- Foto: Ilustrativa.

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, se manifestou nesta quinta-feira (2) à noite sobre o reforço anual da vacina contra a Covid-19. Ele critica o SUS por restringir o acesso das doses a grupos específicos e defende a expansão do acesso gratuito às doses, todos os anos, para a população em geral.

"Qual a lógica de no SUS ter só vacina para 'grupo prioritário' e os demais que quiserem reforço paguem em clínica privada? Não foi e não é uma 'gripezinha'. Pela garantia da universalidade do acesso", manifestou Nésio Fernandes.

Em nota, a Sesa declarou ser a favor da vacinação anual. "Além de incentivar a vacinação anualmente, a Sesa acompanha eventuais notificações e atualizações do Ministério da Saúde. A Sesa entende que a vacinação é uma estratégia capaz de mitigar e reduzir os riscos de quaisquer impactos que a pandemia da Covid-19 pode trazer, como uma medida de prevenção e controle. Para isso, a Sesa ressalta que tem trabalhado junto às secretarias municipais na estratégia de ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 em todas as faixas etárias nas quais as doses estão disponíveis, para assim, alcançar a meta de 90%", diz a nota.

Ainda segundo a Sesa, entre as estratégias, está a pactuação da promoção de um mutirão de vacinação por mês em cada município. Desta forma, a Secretaria objetiva a recomposição de sua capacidade da oferta de vacinação em horários diferenciados e que os mutirões também ocorram de maneira individual em lugares de alto fluxo e em dias festivos.

Comentários