Mamografia: padrão ouro na detecção do câncer de mama - Jornal Fato
Saúde

Mamografia: padrão ouro na detecção do câncer de mama


Foto: Divulgação

 

Outubro é internacionalmente o mês dedicado a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma vez descoberto no início, as chances de cura são superior a 90%. Batizado de "Outubro Rosa", durante os 31 dias do mês são promovidos eventos, em todos os cantos do mundo, que busquem fixar a mensagem de estar sempre em dia com a saúde, seja através do auto exame, ou visitando o médico regularmente, pois ele poderá fazer as investigações necessárias com os exames que detectam um possível câncer. 


O melhor método de diagnóstico precoce do câncer de mama é a mamografia, que consiste em uma radiografia da mama, que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial. De acordo com o médico radiologista Dr. Fábio Bortolini, a mamografia é realizada em um aparelho de raio x apropriado chamado mamógrafo. "Normalmente, o técnico faz duas ou mais radiografias de cada mama, que é comprimida no aparelho para que fique com uma espessura mais uniforme, facilitando o diagnóstico." explica. Não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor.


O Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde, recomenda, para a população em geral, como método de rastreamento, que a partir dos 50 anos e até os 69 anos as mulheres realizem uma mamografia a cada dois anos pelo menos. "Mas cada médico tem a autonomia para indicar o exame quando achar necessário." Comenta o Dr Fábio.


Ainda segundo o Inca, pessoas com parentes de primeiro grau (mães, irmãs) com a doença devem receber acompanhamento médico a partir dos 35 anos e realizar os exames indicados pelo profissional. "A mamografia também é recomendada antes de iniciar terapia de reposição hormonal, e durante a reposição anualmente, e também antes de cirurgia plástica. ", esclarece o Dr. A previsão do Inca para 2016/2017 é que, no Brasil, cerca de 596 mil novos casos de câncer sejam registrados, tendo como principais fatores o sedentarismo e a obesidade.

 

Saiba mais

 

No Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) são realizadas diariamente dezenas de exames através da Clínica Mais (HECIMais), unidade de atendimento para os pacientes ambulatoriais, sendo este o maior prestador de exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Sul do estado, atendendo também a grande maioria dos planos de saúde e pacientes particulares. Somente em 2016, já foram realizadas 8.160 mamografias na clínica Mais.

Comentários