Imunização contra sarampo e pólio atinge 60% - Jornal Fato
Saúde

Imunização contra sarampo e pólio atinge 60%

Apenas no sábado, Dia D da campanha, 2.402 foram imunizadas nos 34 pontos de vacina disponibilizados pela prefeitura


Divulgação - Divulgação

Em Cachoeiro, a vacinação contra sarampo e poliomielite já alcançou 60,48% do público-alvo, formado por crianças de um a cinco anos incompletos. Apenas no sábado (18), Dia D da campanha, 2.402 foram imunizadas nos 34 pontos de vacina disponibilizados pela prefeitura.

Os números são satisfatórios, segundo a coordenadora municipal de Imunização, Horminda Gonçalves. De acordo com ela, o Dia D foi tranquilo e contou com programação especial. A abertura oficial foi realizada no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, com a presença do coral infantil da Igreja Batista do Aquidabã e do personagem Zé Gotinha, que também percorreu bairros próximos em carreata.

A campanha segue até o próximo dia 31 e cerca de 4 mil crianças ainda precisam ser vacinadas. As unidades de saúde com salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 16h00. Os pais precisam levar o cartão de vacina da criança e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 


Pontos extras durante a semana

 

Para facilitar o acesso aos imunizantes nos dias úteis, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro abriu seis pontos de imunização extras que funcionam, das 9h00 às 14h00, nas unidades de saúde localizadas nos bairros Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras, Valão, Vila Rica, Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora Aparecida.

"O sarampo é um perigo iminente, pois há registros da doença no estado vizinho, o Rio de Janeiro. Já a poliomielite está eliminada do Brasil, mas não do mundo. Por isso mesmo, viajantes vindos de áreas em que ainda existam casos podem trazer o vírus novamente para cá e fazer novas vítimas. A melhor forma de combater é prevenir, com vacinas, que são fornecidas gratuitamente pelo SUS", explica Horminda Gonçalves.

 

 

Unidades de saúde com sala de vacina em Cachoeiro (segunda a sexta-feira, das 7h00 às 16h00)

1-Abelardo Machado

2-Aquidaban

3-Novo Parque

4-Village da Luz

5-Gilson Carone

6-São Luiz Gonzaga

7-Amaral

8-União

9-Recanto

10-BNH de Cima

11-BNH de Baixo

12-Aeroporto

13-Jardim Itapemirim

14-Centro Municipal de Saúde

15-Paraíso

16-Otto Marins

17-Zumbi

18-Soturno

19-Córrego dos Monos

20-Burarama

21-Pacotuba

22-Itaoca

23-Conduru

 

Pontos extras de vacinação em unidades de saúde (segunda a sexta, das 9h00 às 14h00)

1 - Agostinho Simonato

2 - Parque Laranjeiras

3 - Valão

4 - Vila Rica

5 - Nossa Senhora da Penha

6 - Nossa Senhora Aparecida.

Comentários