Heci oferta 150 exames de sangue para câncer de próstata - Jornal Fato
Saúde

Heci oferta 150 exames de sangue para câncer de próstata

O exames serão distribuídos na Casa de Apoio ao Câncer (GAPCCI), a partir das 8h desta terça-feira (06)


Foto: Heci

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) oferta 150 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) na Casa de Apoio ao Câncer (GAPCCI), a partir das 8h desta terça-feira (06).

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, terão direito aos exames homens com mais de 50 anos.  A coleta será no dia 13, também a partir das 08h, no laboratório de análises clínicas do Hospital Evangélico.

No dia 23, haverá a entrega desses resultados e consulta com os médicos oncologistas na Ambulatório de Especialidades, localizado na Rua Manoel Braga Machado, a partir das 13h.

Fechando o mês, no dia 25, acontecerá um churrasco solidário, no Clube dos Médicos, no valor de R$50,00 por pessoa. A renda será revertida para a ampliação do GAPCCI. Os convites já podem ser adquiridos no Casa de Apoio ao Câncer.  Mais informações pelo telefone 3027-5198.

 

Novembro Azul

O novembro azul chega para falar não somente sobre o câncer de próstata, o tipo que mais acomete homens, mas também para desmistificar o preconceito. "Os homens devem seguir o exemplo das mulheres, quebrar o preconceito e procurar o médico para exames de rotina", comenta o urologista Hernane Schwartz, se referindo ao exame de toque retal necessário para detecção da doença.

O Instituto Nacional do Câncer estima que em 2018 foram em torno de 70 mil novos casos de câncer de próstata. No Brasil, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

No hospital Evangélico, a doença também tem números expressivos. Em 2017 foram 200 novos casos e só em 2018, até o momento já se tem registrado 170. "O nosso grande objetivo é a conscientização de que é importante estar atento com a saúde", ressalta o médico radio-oncologista Bruno Resende.

 

PSA

O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, substância contida nas células da próstata, pode ser avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Comentários