HECI celebra o Dezembro Laranja - Jornal Fato
Saúde

HECI celebra o Dezembro Laranja

Campanha chama atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Pele


O médico radio oncologista, Dr. Bruno Resende, explica que o câncer de pele tem maior incidência entre as pessoas branca

Dezembro, época de festas, pessoas andando pelas ruas em busca das lembrancinhas de natal e com os preparativos para as celebrações. E com tantas tarefas, muita gente se esquece de um grande risco que está correndo com a exposição ao sol excessiva e sem proteção: o câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. Os principais tumores têm sua patogênese relacionada à exposição crônica ao sol. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, a campanha do Dezembro Laranja com o intuito de reforçar sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce. Sob o slogan "Se exponha mas não se queime", pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre, bem como as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.

O médico radio oncologista do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) Dr. Bruno Resende explica que o câncer de pele tem maior incidência entre as pessoas branca, mas pode também acometer todas as outras raças.  "Geralmente o surgimento da doença está ligada a anos de exposição solar, precisamos iniciar a prevenção na infância e diariamente, através de protetor solar e evitando a exposição entre 10 horas e 16 horas.", aconselha.

O tratamento do câncer de pele pode ser com cirurgia e/ou Radioterapia. A maioria dos casos no Brasil são operados, ficando para a Radioterapia, os tumores com localização de difícil acesso cirúrgico, paciente que tenha doenças crônicas que impeçam a cirurgia ou tumores avançados que não possam ser operados adequadamente. O setor de radioterapia do HECI possui alta tecnologia capaz de realizar atendimentos a pacientes com câncer de pele quando há indicação.

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) é referência no diagnóstico e tratamento de câncer em todo sul do Espirito Santo e em 2017 tratou cerca de 100 casos entre cirurgia e/ou radioterapia deste tipo de câncer. Até o momento neste ano, já foram cerca de 90. Estes números, segundo o Dr. Bruno são preocupantes uma vez que vivemos num país tropical, onde a incidência do câncer de pele é muito alta. "A prevenção do câncer de pele é o filtro solar. Todo mundo devia usar. Isso devia estar na prática corrente de todos os brasileiros", comenta. 

 

Comentários