Fonoaudiólogo: o profissional da fala - Jornal Fato
Saúde

Fonoaudiólogo: o profissional da fala

Desde 1981, 9 de dezembro é celebrado como o Dia do Fonoaudiólogo. Sua função é trabalhar os diferentes aspectos da comunicação humana


Fonoaudióloga há 10 anos, Lorena Simão atua em hospitais de Cachoeiro e também em consultório - Foto: Jonathan Lessa

Já está em vigor a lei que que torna obrigatório a realização do Teste da Linguinha em recém-nascidos. Este teste consiste em verificar a existência de alguma alteração no frênulo (conhecido como freio), que é a membrana que liga a parte inferior da língua ao assoalho da boca. Caso seja detectada a "língua presa", um pequeno corte na membrana é realizado.

E o profissional habilitado a realizar este teste é o fonoaudiólogo, já que é sua função trabalhar os diferentes aspectos da comunicação humana, seja na linguagem oral ou na escrita. Ele é responsável por promover a saúde através de avaliações e diagnósticos com orientações de terapias de habilitação e reabilitação da fala, voz, audição e funções como deglutição, respiração e mastigação. Desde 1981, o dia 9 de dezembro é celebrado como o Dia do Fonoaudiólogo.

Fonoaudióloga há 10 anos, atuante em hospitais de Cachoeiro e também em consultório, Lorena Simão explica que se o indivíduo apresentar alguma dificuldade na fala como rouquidão e gagueira, problemas na escrita, ou apresenta alguma uma dificuldade auditiva e se engasga com frequência, é hora de procurar um fono. "Geralmente, as crianças e os idosos apresentam mais esses problemas então são mais assíduos o seu acompanhamento. Mas toda e qualquer pessoa que perceber qualquer alteração ou incomodo na hora de falar, se estiver ouvindo pouco ou com dificuldade de deglutição, deve procurar o fonoaudiólogo para consertar esses problemas", explica.

As crianças mais comuns em consultório de fonoaudiólogos são as com síndrome de down. "Essas pessoas possuem uma musculatura muito flácida por conta da síndrome mesmo, então a fono ajuda no fortalecimento ajudando a falar e comer melhor", explana Lorena. Segundo ela, as crianças com Down possuem a língua um pouco saliente, o que atrapalha na respiração. "Por isso é de costume aos pediatras recomendar acompanhamento desde pequeno com a fono", comenta.

No hospital, o fonoaudiólogo é importante porque habilita a via oral do paciente, auxiliando na alimentação. "O fono que é capacitado para auxiliar o paciente com sonda a comer. Se for um bebê, ele pode atuar no auxílio a mamãe na hora da amamentação e até mesmo na introdução da papinha." Explica Lorena.

O Teste da Linguinha deve ser realizado mais cedo possível no bebe pois quanto mais tarde for detectada a língua presa, mais complicada fica a recuperação (principalmente quando já é adulto).

Comentários