Farmácia Cidadã volta a funcionar na quinta (20) - Jornal Fato
Saúde

Farmácia Cidadã volta a funcionar na quinta (20)

A Farmácia Cidadã Estadual em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Espírito Santo, passa a funcionar em novo endereço


A partir da próxima quinta-feira (20), a Farmácia Cidadã Estadual em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Espírito Santo, passa a funcionar em novo endereço. A unidade, que atendia na rua Cariri, em Aquidaban, será transferida para a Rodovia Engenheiro Fabiano Vivácqua, 191,

Bairro Marbrasa.

Esta mudança é para oferecer mais conforto para os usuários e também para os servidores que atuam na unidade, melhorando a qualidade e humanizando o atendimento.

Para que a alteração seja realizada, o funcionamento da Farmácia será suspenso desta segunda-feira (17) a quarta-feira (19), sendo retomado no novo endereço na quinta-feira (20).

Por esse motivo, os usuários agendados para esses dias foram informados sobre a mudança e tiveram seus atendimentos remarcados. "O atendimento nessa farmácia funciona com agendamento por horário.  De qualquer forma, teremos uma pessoa no antigo endereço de plantão caso alguém apareça no local e precise de orientações", explicou a gerente Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Gabrieli Fernandes Freitas.

Segundo Gabrieli, a farmácia de Cachoeiro possui uma característica diferente de todas as outras unidades.

"Ela possui um volume maior de atendimentos administrativos, já que atende a 21 municípios que não possuem farmácia física. O público externo é apenas de moradores de Cachoeiro. A nova farmácia terá mais espaço para atender a outros 21 municípios, melhorando os fluxos e agilizando as dispensações", destacou.

A Farmácia Cidadã Estadual de Cachoeiro de Itapemirim atende, além do município, outras 21 cidades da região: Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

 

Superintendência

A Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (SRSCI) também será transferida para o mesmo endereço.

De acordo com o superintendente da região Sul de Saúde, Jair Ferraço, a mudança irá tornar o atendimento mais humanizado. "Será um novo espaço, mais amplo e de fácil acesso. Isso levará mais humanização ao atendimento para a população. Foram dois meses de obras, e vamos encerrar o ano em um ambiente mais confortável", disse.

 

Melhorias

A nova Farmácia ficará em um espaço de 700 metros quadrados e irá contar com 60 cadeiras, em um ambiente totalmente climatizado. Até então, o atendimento era realizado em um espaço de 400 metros quadrados e com 20 cadeiras.

 

 

Atendimentos

A farmácia em Cachoeiro atende, todos os meses, 9.558 pessoas. Todos os dias, aproximadamente 480 usuários do sistema são atendidos no local.

O Governo do Estado mantém um índice de 97%, em média, de cobertura de medicamentos, sendo esse indicador um dos melhores do Brasil.

 

Acesso

Em todo o Espírito Santo, quem precisa fazer tratamento com medicamentos de alto custo pode ter acesso aos remédios por meio das unidades da Farmácia Cidadã Estadual.

Atualmente, a Farmácia Cidadã Estadual oferece 273 tipos de medicamentos de alto custo no elenco padronizado usados no tratamento de doenças crônicas de tratamento prolongado, como mal de Alzheimer, doença de Parkinson, esquizofrenia, artrite reumatoide, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras, fórmulas nutricionais e insumos para tratamento de doenças graves. Desse total, 140 são repassados pelo Ministério da Saúde e 133 o Governo do Estado fornece com recursos próprios.

A entrega dos medicamentos é feita exclusivamente por farmacêuticos e os pacientes saem das farmácias com as informações que precisam para usar as medicações corretamente. No retorno, são questionados sobre possíveis efeitos colaterais e sobre o quadro geral de saúde. É uma mão de obra qualificada, que está em contato direto com o cidadão para orientá-lo. Esses profissionais passam por capacitações mensais e seguem protocolos rígidos.

 

Como ter acesso

Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual localizada em seu município ou àquela que for referência para o seu local de residência. O paciente deve apresentar exames e documentos fornecidos pelo médico, e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação.

Quando a avaliação é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem (torpedo) para o telefone celular do paciente ou do responsável informando se a solicitação foi aprovada ou não, e falando sobre a necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento nos casos aprovados.

 

Onde tem

As unidades da Farmácia Cidadã Estadual estão localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante.

 

Serviço

Farmácia Cidadã Estadual em Cachoeiro de Itapemirim e Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (SRSCI)

Novo Endereço: Rodovia Engenheiro Fabiano Vivácqua, 191, Marbrasa

Horário de Atendimento: 7h30 às 16h30

Comentários