Escolhas certas garantem boa saúde - Jornal Fato
Saúde

Escolhas certas garantem boa saúde

Pequenas atitudes favorecem a saúde do corpo e da mente, além de deixar a vida mais feliz


Foto: Divulgação

 

Fazer uma caminhada pela manhã, escolher as escadas em vez do elevador, comer verduras, preferir sucos naturais a refrigerantes, fazer as refeições ao lado de pessoas queridas. A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) aproveita o Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (05), para lembrar que pequenas atitudes como essas favorecem a saúde do corpo e da mente, além de deixar a vida mais feliz.

 

"É com foco nesses benefícios, e pelo desejo de que cada cidadão seja protagonista de seu próprio bem-estar, que a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo mantém o Movimento 21 Dias e estimula a população capixaba a ter hábitos de vida saudáveis", comenta o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

 

O coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Tercelino Hautequestt Neto, concorda que a prática regular de atividade física é, hoje em dia, uma forma de substituir os movimentos naturais do nosso corpo, uma vez que o estilo de vida do homem tem exigido cada vez menos esforço físico.

 

O ortopedista comenta que os trabalhos exigem que as pessoas passem muito tempo sentadas, em frente ao computador, ao passo que antigamente a maior parte da população vivia no campo e fazia trabalhos que dependiam de um número maior de movimentos do corpo, como o trabalho com a enxada, para citar um exemplo.

 

"O corpo humano não foi feito para ficar parado porque as articulações produzem um lubrificante chamado líquido sinovial. Quanto mais movimento, mais esse líquido é produzido, e a falta dele gera desgaste articular, ou seja, artrose", explica o médico.

 

A referência técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde, Livia Mannato, segue o mesmo raciocínio para ressaltar a importância dos alimentos. Ela diz que é mais fácil listar o que não devemos comer do que elencar os alimentos que nos fazem bem.

 

"O nosso corpo não consegue metabolizar adequadamente alimentos ultraprocessados. Eles são cheios de sal e açúcar, gorduras, corantes e conservantes. Devemos preferir sempre os alimentos in natura e comer todos os dias frutas, verduras, grãos e carnes", orienta a nutricionista.

 

Ela ressalta que não existe um alimento milagroso, como "os alimentos da moda". "Uma hora é a linhaça, em outro momento é a goji berry. Isso não existe. Não adianta ingerir esses alimentos se os outros alimentos não fizerem parte da dieta também. A saúde é determinada por um conjunto de fatores, e um deles é manter uma alimentação saudável ao longo da vida", detalha.

 

Estímulo para os servidores

 

Para reforçar os princípios do Movimento 21 Dias entre os servidores, a Secretaria de Estado da Saúde vai aproveitar o Dia Nacional da Saúde e realizar atividades de incentivo à boa alimentação e à prática de atividade física nesta sexta-feira (05), a partir das 9 horas, na sede administrativa localizada na Enseada do Suá, em Vitória.

 

Haverá orientação sobre alimentos industrializados, aferição de pressão arterial, pesagem e medição da circunferência abdominal, além de ginástica laboral.

 

Saiba como ter saúde

 

- Quanto menos processado melhor: Reduza a ingestão de produtos industrializados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, pratos pré-prontos congelados, refrigerantes e sucos em pó e de caixinha, bem como presunto, mortadela, peito de peru, linguiça, salsicha, empanados de frango e hambúrguer. Apesar de saborosos, esses alimentos são ricos em gorduras, açúcar e sódio. Evite também frituras, carnes gordurosas e sal em excesso.

 

- Sinal verde para o prato colorido: Estão liberados legumes, verduras, frutas, carnes magras, ovos, peixes, raízes, tubérculos e cereais. Procure diversificar os alimentos em vez de escolher sempre as mesmas opções. Para dar um sabor especial às preparações, aposte em ervas frescas, como salsa, cebolinha, coentro, manjericão, sálvia, tomilho e alecrim, além de temperos como alho, cebola, cominho e louro. Esses condimentos podem, inclusive, substituir o sal.

 

- Saia do sofá: Fazer exercícios físicos regularmente melhora o sono, ajuda a perder peso, diminui o estresse, reduz dores articulares e deixa o corpo mais bem-disposto, além de reduzir importantes fatores de risco para doenças, como colesterol, glicose, triglicerídeos e pressão arterial. Então, decida pelo que é bom para o seu corpo! Vá andar de bicicleta, caminhar, dar uma corrida na areia da praia ou no calçadão. Enfim, descubra a atividade física que mais lhe agrada e faça dela um hábito.

 

- Valorize a família: Sentimentos como segurança, autoconfiança e autoestima começam a se formar na família e são importantes também para o nosso bem-estar.  O Movimento 21 Dias recomenda que a família esteja junta à mesa durante as refeições, em jogos e brincadeiras, nas tarefas domésticas e também na prática de atividade física. Essas experiências aumentam nossa capacidade de compartilhar, exercitam nossa responsabilidade, solidariedade e disciplina, além de estimular a união.

Comentários