Dia D de vacinação contra gripe é amanhã - Jornal Fato
Saúde

Dia D de vacinação contra gripe é amanhã

A ação acontecerá em horário especial, durante todo o dia, em 34 pontos de vacinação em Cachoeiro


Para receber a dose, é preciso levar Cartão de Vacina e documento oficial

Este sábado (12) é Dia D de imunização contra a gripe. Em Cachoeiro de Itapemirim, a ação acontecerá em horário especial, durante todo o dia, em 34 pontos de vacinação.

No Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu - avenida Jones dos Santos Neves, bairro Santo Antônio - e em mais 23 unidades básicas de saúde da região urbana, o atendimento ocorre das 8h00 às 17h00. Já no interior, a ação será em dez unidades, das 9h00 às 16h00.

A dose é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos, trabalhadores da área da saúde, professores do ensino regular (fundamental, médio e superior), população privada de liberdade, trabalhadores do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Além desses grupos, devem ser imunizados, também, jovens e adolescentes em medidas socioeducativas, de 12 a 21 anos.

Para garantir a dose, é importante levar o Cartão de Vacina e um documento oficial.

A ação em Cachoeiro, que integra a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, teve início em 23 de abril e segue no município até 1º de junho.

Dos cerca de 40 mil cachoeirenses que fazem parte do público-alvo do Ministério da Saúde, 41,5% já se vacinaram, até quarta-feira. Corresponde a 16,6 mil pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90%. Outras 7 mil pessoas, portadoras de doença crônica (que não são grupo prioritário da ação), também precisam receber a dose.

Para isso, a Semus conta com a adesão da população à iniciativa, que tem como objetivo reduzir o número de casos de complicações, reduzir o número de internações e óbito, causados pela doença, que é típica do período mais frio do ano. De segunda a sexta-feira, as doses estão disponíveis em 23 salas de vacina, em unidades de saúde.

"O objetivo primordial é reduzir internações, complicações e óbitos decorrentes do vírus influenza. Além disso, é muito importante o comparecimento daqueles que ainda não foram vacinados, até porque, neste ano, o Ministério da Saúde pode não prorrogar a campanha", esclarece a coordenadora do programa municipal de Imunização, Horminda Gonçalves.

 

Pontos de vacinação do Dia D

Área urbana (8h00 às 17h00) - Centro Municipal de Saúde; UBS Abelardo Machado; UBS Aeroporto; UBS Amaral; UBS Aquidaban; UBS BNH de Cima; UBS BNH de Baixo; UBS IBC; UBS N. Srª Aparecida; UBS Otto Marins; UBS N. Srª da Penha; UBS Paraíso; UBS São Luiz Gonzaga; UBS União; UBS Village da Luz; UBS Zumbi; UBS Coramara; UBS Valão; UBS Vila Rica; UBS Gilson Carone; UBS Agostinho Simonato; UBS Recanto; UBS Novo Parque; UBS Parque Laranjeiras;

 

Interior (9h00 às 16h00) - UBS Conduru; UBS Itaoca; UBS Soturno; UBS Burarama; UBS Pacotuba; UBS Córrego dos Monos; UBS Coutinho; UBS Gironda; UBS São Vicente; UBS Gruta

Comentários