Crianças e idosos sofrem mais com o calor - Jornal Fato
Saúde

Crianças e idosos sofrem mais com o calor


Foto: Reprodução/Internet

 

As temperaturas elevadas do verão exigem cuidados redobrados com idosos e crianças, que sofrem mais com o calor e tendem a se desidratar com facilidade. Com o avanço da idade, por exemplo, a sede é menor e a quantidade de água no corpo diminui com a perda natural de massa muscular.

 

De acordo com o cardiologista Schariff Moysés, esses fatores tornam os idosos mais vulneráveis à desidratação, principalmente em dias de muito calor. "Principalmente nestes dias tão quentes do ano, crianças e idosos devem beber bastante líquido, mesmo sem ter sede. Água, sucos de fruta e água de coco são indicados", explica.

 

Coração

 

Além da desidratação outros males como o câncer de pele, viroses e intoxicações alimentares estão relacionados aos dias quentes. Porém, segundo Schariff Moysés, o coração também tende a sofrer com o aumento das temperaturas.

 

O médico afirma que o calor pode aumentar o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares. "A exposição ao calor extremo é capaz de alterar a pressão arterial, a espessura do sangue, as taxas de colesterol e a frequência cardíaca, além de causar infarto e derrame, como já confirmaram vários estudos", alerta ele, que orienta a hidratação, a alimentação leve e evitar exposição direta ao sol como medidas a serem adotadas neste verão.

 

Comentários