Católicos discutem fake news em encontro paroquial - Jornal Fato
Religião

Católicos discutem fake news em encontro paroquial

O encontro, que aconteceu no último domingo (29), em Iúna,reuniu 140 pessoas


Foto: Divulgação/Pascom

As notícias falsas, chamadas fake news, que proliferam nas redes sociais e aplicativos de mensagens, foram um dos temas do encontro paroquial da Pastoral da Comunicação (Pascom), no final de semana.  

O evento reuniu 140 pessoas, na manhã de domingo, no salão da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Iúna.  Também foram abordados os temas "Comunicação e Liturgia" e "Fotografia Litúrgica", com o fotógrafo André Fachetti.

A palestrante Maria da Luz falou sobre as fake news e abordou pontos sobre a Carta do Papa Francisco direcionada à comunicação nesse ano de 2018. Na carta, citada por Maria, o papa comenta sobre as notícias falsas que circulam na internet. "Não se acaba jamais de procurar a verdade, porque algo de falso sempre pode insinuar, mesmo ao dizer coisas verdadeiras".

Em sua apresentação, o palestrante Marcus Tullius, que falou sobre Comunicação e Liturgia, chamou atenção daqueles que estão envolvidos na liturgia da igreja, para que tenham atenção e cuidado. "Uma liturgia mal celebrada é uma comunicação não entendida. É preciso existir uma preparação na igreja, com os membros da Pastoral Litúrgica para que tudo esteja no eixo".

A fotógrafa e representante da Pascom da Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes, Emmella Simões, elogiou a Pastoral da Comunicação de Iúna por sempre surpreender com sua união, agilidade e capacidade.

"Eu tive o prazer de sair do meu município para poder estar com eles nesse encontro, pois por saber como é o trabalho deles, me esforcei para absorver, para minha vida pastoral na igreja como comunicadora, sobre o que a nossa atualidade oferece. Sou grata pelo convite deles feito a mim", finaliza.

Segundo Emella a liturgia também dá boa imagem, um bom olhar. "Daí chamar o trabalho os fotógrafos da igreja de fotografia litúrgica, pois nossas imagens têm que comunicar algo, expressar a fé e o que tem de bonito nas coisas de Deus e da Igreja", explica.

Segundo ela, a Diocese, com o auxílio do Departamento de Comunicação, procura sempre ter comunicação e mídia boas, em prol da evangelização.

 

Missa

O encontro começou às 8h00 com uma missa, presidida pelo pároco padre Marconi José de Andrade. Atualmente, o coordenador geral do Departamento Diocesano de Comunicação é o padre Joselito Nogueira.

 

 

 

Comentários