160 anos de paróquia em exposição - Jornal Fato
Religião

160 anos de paróquia em exposição

A pastoral da comunicação prepara uma exposição de fotos de acontecimentos, registros e objetos da paróquia Nossa Senhora Mães dos Homens


- Pascom Iúna

A pastoral da comunicação, da paróquia da cidade Iúna, Nossa Senhora Mãe dos Homens, prepara uma exposição de fotos de acontecimentos, registros e objetos, em comemoração aos seus 160 anos de fundação. O evento acontece do dia 25 a 27 desse mês, a partir das 20h00, após as missas.

Será contado o resumo da história, desde a catequização dos índios pelos italianos, até a atualidade. O objetivo do evento é resgatar a cultura desde 1859, quando o povoado foi elevado à condição de ser paróquia. As pessoas que colaboraram serão lembradas, desde sacerdotes, missionárias, os próprios paroquianos e todas as comunidades que compõe a igreja.

Haverá uma breve contação da história da catequização na cidade, antes sendo Arraial de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo. Tudo começou em 1845, com a atitude do missionário frei Paulo, juntamente com os índios puris, que construíram a primeira capelinha com a presença do Barão de Itapemirim, e benzida pelo seu idealizador.

"Nossa expectativa é grande e de bom retorno. Queremos trazer para essa exposição, pessoas que verdadeiramente contribuíram e são frutos de Iúna. Essa será nossa primeira vez trazendo esse movimento, e após ela, consideramos ter um arquivo de toda a nossa história e cultura", disse Vinício Sena, 32 anos, integrante da equipe.

A missa de abertura da festa aconteceu no dia 23 de setembro e foi presidida pelo pároco padre Marconi Andrade. Houve carreata com a presença de dezenas de veículos, que percorreram as ruas da cidade, levando a imagem da padroeira. A missa de encerramento será no dia 27 desse mês, na igreja matriz, às 17h00.

Comentários