Solstício marca início oficial do inverno - Jornal Fato
Previsão do Tempo

Solstício marca início oficial do inverno

O inverno no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto


Foto: Divulgação

 

O inverno no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.

 

A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.

 

Previsão

 

Neste ano, depois de uma massa de ar polar ter levado frio intenso às regiões Sul e Sudeste do país, antes mesmo do início do inverno, a expectativa de meteorologistas é de que a estação tenha temperaturas um pouco mais baixas do que no ano anterior.

 

"As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno. O Centro-Oeste registrou no último sábado a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC", disse Carvalho.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca de 40 municípios com temperatura abaixo de seis graus na manhã de hoje. As cidades com menor temperatura registrada são Urupema (-5,4ºC), Urubici (-3,4ºC) e São Joaquim (-2,2ºC).

 

Confira a previsão do tempo do Incaper para o Sul do Estado

 

20/06/2016 - Na segunda-feira, início do inverno no Hemisfério Sul, o sol aparece entre poucas nuvens e não deve chover.

 

Nas baixadas, temperatura mínima de 16 °C e máxima de 29 °C. Nas áreas altas, mínima de 10 °C e máxima de 25 °C.

 

21/06/2016 - Terça-feira de sol entre algumas nuvens e chuva em alguns momentos do dia.

 

Nas baixadas, temperatura mínima de 16 °C e máxima de 27 °C. Nas regiões altas, mínima de 12 °C e máxima de 24 °C

 

22/06/2016 - Quarta-feira de sol entre algumas nuvens e chuva em alguns momentos do dia.

 

Nas baixadas, temperatura mínima de 16 °C e temperatura máxima de 26 °C. Nas áreas altas, mínima de 12 °C e máxima de 24 °C.

 

Tendência para 23/06 e 24/06/2016 - Quinta-feira de sol entre algumas nuvens e chuva no início da manhã nas áreas mais próximas ao litoral. Nas demais áreas, variação de nebulosidade, sem chuva.

 

25/06/2016 - Sexta-feira de variação de nebulosidade, sem chuva.

 

As temperaturas variam de 16 °C a 29 °C nas baixadas. Nas regiões altas, mínima de 12 °C e máxima de 26 °C.

 

Informações: Agência Brasil

Comentários