Vice-prefeita tenta evitar possível cassação - Jornal Fato
Política

Vice-prefeita tenta evitar possível cassação

Viviane Peçanha acusa o prefeito de tentar tirá-la do cenário político caso ele seja afastado novamente


A vice-prefeita de Itapemirim, Viviane Peçanha (PSDB), recorreu a Justiça, mas não conseguiu impedir que a Câmara Municipal apure supostas irregularidades no fornecimento de merenda escolar no período em que esteve a frente do Executivo Municipal. Na terça-feira, o juiz da 1ª Vara Cível de Itapemirim, Rafael Murad Brumana, rejeitou o pedido de liminar feito pela defesa de Peçanha.

 

A tucana alega que a autora da denúncia, a advogada Larissa Faria Meleip, não comprovou a condição de eleitora do município, requisito necessário para apresentação de denúncia contra agentes políticos. O magistrado considerou que a comissão processante não analisou sequer a defesa administrativa apresentada pela vice-prefeita.

 

Na denúncia, feita ao Legislativo municipal, a advogada acusa a vice-prefeita, quando na condição de prefeita interina, de ter feito pagamentos a uma empresa por alimentos que não teriam sido entregues a rede municipal de ensino.

 

Após Luciano Paiva (PSB) reassumir o cargo de prefeito, um relatório foi realizado pelo departamento responsável pela alimentação escolar, apontando que o estoque de merenda estava zerado, ocasionando manifestações por parte de diretores de escolas.

 

Viviane Peçanha rebate as acusações e afirma que não há qualquer prova de má gestão referente ao período, de pouco mais de cinco meses, em que esteve à frente do Executivo municipal, e que já apresentou sua defesa à Câmara Municipal.

 

Para a vice-prefeita, o prefeito Luciano Paiva estaria à frente das "falsas denúncias", motivando seus aliados na Câmara a instalar uma Comissão Processante já pensando um possível novo afastamento - já pedido pelo Ministério Público Estadual por suspeita de prática de diversos crimes contra a administração pública.

 

Desta forma, o presidente da Câmara, Paulo Sergio de Toledo Costa (PH), aliado de Paiva, assumiria no lugar de Peçanha.

 

"Ainda sobre essa Comissão, as mesmas acusações já foram feitas anteriormente pelo próprio prefeito à Câmara e impedidas de prosseguimento por meio de liminar judicial. Esta nova denúncia foi apresentada pela advogada de Luciano, Larissa Meleipe, reforçando a teoria de perseguição política", acusa a vice-prefeita.

Comentários