União anuncia pacote logístico para o Estado - Jornal Fato
Política

União anuncia pacote logístico para o Estado

A ferrovia EF 118 tem importância grande também para a região sul do Espírito Santo


O governador Paulo Hartung (PMDB) embarcou nesta terça-feira (9) para Brasília (Foto: Thiago Guimarães)

 

O governador Paulo Hartung (PMDB) embarcou nesta terça-feira (10) para Brasília, onde participará da cerimônia de anúncio da nova etapa do Programa de Investimento em Logística. O evento será realizado, às 10h00, no Palácio do Planalto e, de acordo com o Governo Federal, na oportunidade, a presidente Dilma Rousseff apresentará o plano de concessões de aeroportos, portos e rodovias. Para o Estado, a expectativa fica por conta das obras para modernização e ampliação da BR 262, ampliação do Porto de Barra do Riacho.

 

De acordo com informações repassadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, durante o evento o Governo Federal apresentará a data da primeira audiência pública sobre a ferrovia EF 118 que ligará a região da Grande Vitória à cidade do Rio de Janeiro, com cerca de 700 km.

 

"A definição de uma data é a demonstração pública da União em viabilizar o projeto que é importante para os capixabas e cariocas", avalia o governador Paulo Hartung.

 


Saiba mais sobre os projetos:

 

- Nova poligonal no Porto Barra do Riacho

A mudança da poligonal do Porto de Barra do Riacho possibilitará a ampliação do terminal privado existente (Portocel) e viabilizará a implantação de outros projetos (Imetame) portuários na região, pois a poligonal reduz a área delimitada como porto público. Está faltando apenas a autorização do Governo Federal para realizar a mudança.

 

- Primeira audiência pública da malha ferroviária interligando Rio e ES

 A ferrovia EF 118 ligará a região da Grande Vitória à cidade do Rio de Janeiro e possui cerca de 700 km. A ferrovia passa pelo litoral do ES e RJ com acesso aos principais portos existentes e aos projetos futuros como o Porto Central, em Presidente Kennedy, por exemplo.

 

- BR 262

O trecho da BR 262 entre Belo Horizonte e Vitória entrará no plano de concessões do Governo Federal. Potencializará, por exemplo, o escoamento de cargas pelos portos do Estado, principalmente vindas do Planalto Central. A melhoria do trecho também impulsionará o turismo, principalmente o da Região Serrana do Espírito Santo, além de reduzir o número de acidentes.

Comentários