TSE cassa mandato de deputado e Cláudia Lemos deve assumir cargo - Jornal Fato
Política4

TSE cassa mandato de deputado e Cláudia Lemos deve assumir cargo

Decisão mantém o entendimento do TRE-ES que havia condenado Almir Vieira (PRP) por arrecadação ilícita de recursos nas Eleições de 2014


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram, por unanimidade, a cassação do mandato do deputado estadual do Espírito Santo, Almir Vieira (PRP). O político é acusado de arrecadação ilícita de recursos na campanha de 2014. A decisão foi proferida pela Corte Superior na noite desta terça (17), ao julgar recurso do deputado que pretendia reverter seu afastamento definitivo determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

O relator do processo, ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, argumentou no voto proferido durante o julgamento que a cassação do mandato do parlamentar deveria ser mantida em razão da gravidade da conduta a ele atribuída, "capaz de comprometer a lisura do pleito e a paridade entre os candidatos, tanto pelos valores envolvidos quanto pela omissão das informações prestadas nas contas de campanha", destacou o ministro.

O advogado do deputado, Hélio Maldonado, argumenta que este foi o primeiro recurso derrotado no TSE e que Almir só poderá ser afastado do cargo depois do julgamento dos embargos.

A suplente é a ex-vereadora de Cachoeiro de Itapemirim, Claudia Lemos (PRP). A oficial de justiça foi também secretária no município. Foi secretária em Marataízes e gerente de projetos na Secretaria de Estado dos Esportes.

Em 2014 ela disputou o cargo para deputada estadual e recebeu 10.566 votos.

Claudia não afirma se vai assumir o cargo agora, mas diz que está preparada caso isso vier a acontecer.

"Preciso consultar o jurídico para entender a situação, mas estou preparada para assumir o cargo. Tenho experiência no meio político, tive cargos públicos e tenho qualificações para representar bem o sul do estado na Assembleia Legistaliva", comenta.

 

Comentários