STF determina retorno de prefeito - Jornal Fato
Política

STF determina retorno de prefeito

Pedido de retorno feito pela defesa de Jander Vidal (PSDB) foi acatado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal Federal


 

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na quinta-feira(01), o retorno de Jander Nunes Vidal (PSDB) ao cargo de prefeito de Marataízes. O tucano estava afastado judicialmente desde julho de 2013, quando foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPES), por supostas fraudes em licitações.

 

A defesa de Jander conseguiu êxito no deferimento do retorno do prefeito afastado ao cargo sob a alegação de que ocorreu excesso de prazo da ordem de afastamento - que durou 27 meses, sendo que a jurisprudência dos tribunais superiores limita a vigência em até 180 dias - e a falta de elementos concretos para justificar tal medida.

 

A defesa afirmou ainda que o órgão ministerial impetrou várias ações sucessivamente de improbidade contra Vidal na tentativa de prorrogar o seu afastamento. Alegou também, que o prefeito interino Robertino Batista da Silva, o Tininho (PT), estaria mobilizando Procuradoria Geral do Município (PGM), ao tomar conhecimento da ação impetrada por Jander no STF.

 

Até o fechamento da edição, Tininho permanecia no cargo de prefeito. Mas a expectativa é que Jander assuma a qualquer momento, para isso, só aguardava a notificação por parte da Justiça junto ao petista.

 

Tininho

O vice-prefeito Robertino Batista da Silva (PT), embora ainda não tivesse sido oficialmente notificado, recebeu a notícia com tranquilidade. "Minha programação era me tornar prefeito a partir de 2017, mas tudo foi precipitado, por conta dos desmandos do passado. A Justiça definiu e, naquele momento, como vice-prefeito, só me cabia assumir a prefeitura durante o impedimento do titular. Espero que agora, ao retornar, ele e seu grupo possam fazer gestão semelhante à minha, com competência, transparência e sem perseguição", diz Tininho, como é mais conhecido.

 

 

Comentários