Sine poderá emitir carteira de identidade - Jornal Fato
Política

Sine poderá emitir carteira de identidade

Atendimento realizado hoje na chamada Casa do Cidadão é desumano. A fila, por uma das 10 senhas que serão distribuídas amanhã, começou nesta tarde


A nova agência do Sine de Cachoeiro de Itapemirim poderá inovar no serviço oferecido à população. Junto de seus serviços, como emissão de Carteira de Trabalho e solicitação de Seguro-Desemprego, o imóvel poderá também abrigar os servidores responsáveis pelo Posto de Identificação da Polícia Civil, responsável pela emissão de Carteira de Identidade. O assunto foi discutido em reunião nessa segunda (23), no gabinete do deputado Rodrigo Coelho (PDT-ES), na Assembleia Legislativa, em Vitória.

 

A reunião contou com a presença dos vereadores de Cachoeiro Carlinhos Miranda (PDT), Diogo Lube (PDT), e Renata Fiório (PSD). Também compuseram a mesa Alessandro Comper, subsecretário de Estado de Trabalho, Emprego e Renda e Danilo Bahiense, superintendente de Polícia Técnico e Científica, que se mostraram otimistas com a ideia de oferecer, no mesmo espaço, serviços do Sine e do setor de identificação da Polícia Civil.

 

"O Sine de Cachoeiro está em processo de mudança para um novo local, mais amplo e com acessibilidade. Caso exista a necessidade de o Posto de Identificação da Polícia Civil em Cachoeiro mudar de local, os funcionários poderão realizar seus serviços na nova agência do Sine. Os trabalhos se manteriam de forma independente, porém, o cidadão ganharia a possibilidade de conseguir ser atendido para mais de um serviço no mesmo lugar, humanizando o atendimento, fazendo com que as pessoas saiam com uma solução para seus problemas", destacou o subsecretário.

 

O setor de identificação da Polícia Civil em Cachoeiro, hoje, funciona no térreo do prédio da Cãmara de Vereadores, com pouco espaço para receber o volume de pessoas. Para que o atendimento atinja o sucesso desejado, no entanto, outra questão importante é a disponibilização de servidores para a execução do serviço. Por conta da carência de técnicos, o Posto de Identificação da Polícia Civil depende da cessão de servidores das prefeituras para poder fazer o atendimento em volume adequado ao porte da demanda em Cachoeiro.


Leia mais: Situação atual é dramática


"Os postos no interior do Espírito Santo só funcionam graças aos convênios com as prefeituras. Em Cachoeiro, o número de servidores no posto de identificação caiu de 12 para 3. O encaminhamento dado aqui hoje, junto aos vereadores presentes, é de tentar sensibilizar a Prefeitura de Cachoeiro para uma parceria visando ampliar o atendimento e evitar que os cidadãos precisem se deslocar a Vitória para dar entrada numa Carteira de Identidade", analisou Bahiense.

 

Para o vereador Diogo Lube, o serviço hoje não atende às demanda da população. O vereador Carlinhos Miranda avalia que se atingir os resultados esperados, a articulação vai significar um ganho na qualidade dos serviços públicos oferecidos em Cachoeiro. "O posicionamento do setor de identificação da PC em um local mais adequado é importantíssima, pois a demanda é alta numa cidade do porte de Cachoeiro. No térreo da câmara as condições são ruins, pois o prédio precisa de reforma", observou.

 

De acordo com o deputado Rodrigo Coelho, a partir de agora, o trabalho é de integração junto ao executivo municipal para que a iniciativa atinja os objetivos. "Essa é uma ação integrada entre vários atores para melhorar a entrega dos serviços públicos aos cachoeirenses. Os vereadores atuam a partir de agora na tentativa de sensibilizar o executivo municipal, cujo apoio é fundamental", finalizou o deputado estadual.

 


Flagrante

Enquanto vereadores e deputado se reuniam com secretário, o vereador Allan Ferreira (PRB) registrava em Cachoeiro a face mais cruel do descaso com quem precisa recorrer, atualmente, ao serviço. "Estou agora em frente à casa do "cidadão", que de cidadania não tem nada, pois neste momento já estão(8) cidadãos esperando as 10 senhas que serão entregues amanhã, apartir das 8 horas, é lamentável essa situação, muitos pagam a quantia de até 100,00 para marcação de lugar na fila. Peço ao órgão competente "secretaria de segurança" ao governo(estadual), para que possa resolver está situação caótica de atendimento ao cidadão, pois da forma que está posso dizer que é desumana".

A postagem foi feita por volta das 15h00.

Comentários