Servidores aprendem sobre transparência - Jornal Fato
Política4

Servidores aprendem sobre transparência

O evento foi realizado no auditório do Centro de Convivência do Idoso


Cerca de 100 funcionários assistiram palestra e oficina sobre os temas na segunda-feira

Cerca de 100 servidores da Prefeitura de Itapemirim receberam capacitação nas áreas para prevenir e combater a corrupção. O palestrante foi o secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcos Pugnal, também houve oficina "Transparência e Lei de Acesso à Informação", ministrado pelo auditor do Estado Fabiano Louzada. O evento foi realizado no auditório do Centro de Convivência do Idoso.

O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com o objetivo de disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão dos municípios capixabas.

O secretário Marcos Pugnal discorreu sobre os problemas causados pela corrupção no país e como a transparência é capaz de transformar a realidade, permitindo maior participação da sociedade na gestão.

O prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha, anunciou medidas, como a criação de canal online de ouvidoria e a assinatura de decretos para criar o Código de Ética dos Servidores e o Código de Ética do Fornecedor.

Na oficina, o auditor do Estado Fabiano Louzada abordou conceitos de transparência pública, sua importância e o papel do cidadão nesse contexto, além das principais leis relacionadas ao tema, dando maior destaque aos conceitos da Lei de Acesso à Informação. Também falou sobre o Portal da Transparência do Estado (www.transparencia.es.gov.br) e o Serviço de Informação ao Cidadão.

Criado em 2016, o projeto "Secont na Estrada" passou por reformulação e, desde o ano passado, é desenvolvido em parceria com a Esesp. São oferecidos oficinas com duração de quatro horas, compartilhando com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos dos Auditores da Secont sobre Transparência Pública, Lei de Acesso à Informação e Legislação Anticorrupção.

Comentários