Sedu premia escolas com boas práticas na educação - Jornal Fato
Política

Sedu premia escolas com boas práticas na educação


Fotos: Fred Loureiro

 

ADI-ES

 

Sustentabilidade, novas tecnologias, combate à violência contra a mulher, trabalho em equipe. Estes são alguns dos temas que nortearam os 352 projetos inscritos na 10ª edição do Prêmio Sedu Boas Práticas na Educação. O prêmio é realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, e teve os projetos vencedores premiados na noite de quinta-feira, em Vitória.

 

De acordo com o secretário Haroldo Rocha, o prêmio tem como objetivo estimular as escolas da Rede Estadual de Educação a inovar em práticas pedagógicas tornando as instituições de ensino locais mais interessantes para os alunos. Este ano, o primeiro lugar concedeu R$ 25 mil para a escola e o segundo lugar, R$ 20 mil. Os professores ganharam um notebook e um projetor multimídia.

 

"A escola é muito pensada como das disciplinas língua portuguesa, matemática, física. Aqui os projetos não são de uma disciplina. Geralmente são vários professores que se juntam e colocam os alunos para pesquisar e trabalhar. É a antecipação do que as escolas serão no futuro. Trabalhar com projetos, com temas, é o diferencial que as escolas estão construindo", disse o secretário Haroldo Rocha.

 

Vitórias

 

Haroldo falou das duas conquistas do professor Wemerson Nogueira da escola Antonio dos Santos Neves, de Boa Esperança, que venceu o prêmio nacional Professor Nota 10, realizado pela Abril Cultural, e também ganhou o título de Professor do Ano.

 

"O Emerson foi o primeiro professor do Estado que ganhou este prêmio. E ganhou com um projeto muito simples e significativo. Pegou os estudantes de Boa Esperança, levou para o Rio Doce, colheu a água poluída pela lama da Samarco, levou para o laboratório e analisou os componentes para ensinar a tabela periódica que é a base da química", conta Rocha.

 

Projeto vencedor reduz consumo de energia

 

Montar uma casa automatizada que garanta o conforto dos moradores, mas que não consuma mais energia por isto. Para reduzir o consumo, foram criados painéis de captação de energia solar. Este foi o projeto vencedor do primeiro lugar no Prêmio Sedu Boas Práticas na Educação desenvolvido pelo professor de informática, Edmilson Pereira, do curso técnico da escola João XXIII, de Barra de São Francisco.

 

Ele conta que a ideia nasceu da necessidade de buscar alternativas para as fontes de energia nas casas. Segundo o professor os alunos abraçaram o projeto que é realizado na escola há três anos. Para que a ideia fosse executada foram envolvidos alunos de vários cursos.

Comentários