Secretários visitam igreja Matriz restaurada - Jornal Fato
Política

Secretários visitam igreja Matriz restaurada

O secretário da Cultura lembrou que o Governo investe na recuperação, reforma e restauração de templos


Fotos: Divulgação

 

O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, e o da Agricultura, Octaciano Neto, visitaram na manhã de ontem a igreja Matriz Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Estado, que foi recentemente restaurada.

 

O trabalho de restauro teve início em dezembro de 2015 e foi concluído em agosto de 2016, seguindo a legislação vigente sobre restauração, e foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pelo Instituto de Ação Social e Cultura Sincades.

 

O pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, Padre Evaldo Praça Ferreira, recepcionou os secretários, representantes do Iphan e Ufes para mostrar o resultado do restauro. "Recuperar e preservar o patrimônio da Igreja são elementos fundamentais para manter viva a tradição religiosa", destacou o pároco.

 

A Matriz Nosso Senhor dos Passos teve a construção iniciada em 1879 e foi ampliada e concluída no ano de 1882. O local era propriedade do Capitão Francisco de Souza Monteiro e Dana Henriqueta, proprietários da Fazenda Monte Líbano. A benção inaugural foi realizada no dia 10 de fevereiro de 1884.

 

O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, lembrou que o Governo está investindo na recuperação, reforma e restauração de templos, catedrais e monumentos históricos importante para o capixaba.

 

"Preservar, restaurar e resgatar os valores das expressões religiosas do nosso Estado por meio da arquitetura é de extrema importância para a memória do Espírito Santo. E um patrimônio como a Matriz Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro, é visto por todos nós com muito respeito e carinho, pois, além de ser um local muito querido pela população, é uma arquitetura religiosa remanescente do século XIX e um patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Estado", destacou João Gualberto.

 

Já o secretário de Agricultura, Octaciano Neto, disse que a Igreja é parte importante da história do município. "A Matriz Nosso Senhor dos Passos é um patrimônio histórico e cultura da cidade e a restauração valoriza Cachoeiro e todo seu passo e orgulha os capixabas", destacou Octaciano.

 

Comentários