Secretária fala sobre a readequação de escolas - Jornal Fato
Política

Secretária fala sobre a readequação de escolas


A secretária municipal de Educação Cristiane Paris atendeu à convocação feita na última semana e compareceu à Câmara para falar sobre a estratégia de readequação da rede municipal de educação. A convocação, solicitada pelo vereador Delandi Macedo (PSC), foi motivada pela reclamação de pais de alunos descontentes com o fechamento de escolas, especialmente da creche e pré-escola EMEB Ena Coelho Da Silva, localizada no bairro Valão.

 

Cristiane apresentou relatório detalhado sobre a situação das escolas nas 18 regiões do município. Segundo ela, somente serão fechadas escolas onde há um número reduzido de alunos, e menos de 4% do total de estudantes do município, ou seja, um pouco mais de 500 alunos, terão que mudar de escolas para outras unidades da mesma região. A medida vai permitir uma economia de mais de R$ 3 milhões, que serão destinados a novos investimentos na Educação, principalmente a contratação de mais professores por concurso público.

 

Com a readequação, estudantes de nove unidades da rede serão encaminhados para outras escolas, próximas, mais amplas e bem equipadas, segundo a gestora. A proposta é desativar estruturas que hoje apresentam baixo número de matrículas e condições insatisfatórias para o desenvolvimento do ensino, conforme o diagnóstico elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

 

"Não haverá prejuízo ao direito à educação. Pelo contrário: esses alunos terão atendimento de melhor qualidade. Além disso, vamos garantir transporte aos alunos do interior que moram longe da unidade", explicou Cristiane Paris.

 

Os equipamentos desativados terão novas finalidades. Poderão ser utilizados, por exemplo, para a realização de atividades de ensino em tempo integral e como sede de conselhos ligados à área da educação. A Seme também encaminhará o estudo ao Ministério Público.

 

 

Escolas que serão desativadas em 2016

EMEB "Angélica Magnago Lachine"

EMEB "Raul Sampaio Cocco"

EMEB "Zilah Lima de Moura"

EMEB "Ena Coelho da Silva"

EMEB "Newton Braga"

EMEB "Dr. João de Deus Madureira Filho"

EMEB Pluridocente "Valão de Areia"

EMEB Unidocente "Córrego do Bebedouro"

Sala Instalada de "Santa Fé" 

 

Secretária é sabatinada

 

Os vereadores de Cachoeiro fizeram questionamentos à secretária Cristiane Paris sobre o fechamento de unidades de ensino. Veja o resumo.

 

Júlio Ferrari (PV): pergunta se o motivo da mudança é economizar. Diz que há casos em que as mudanças se justificam, pois são escolas com pouquíssimos alunos, que são transferidos para unidades a poucos metros de distância. Mas não é este o caso do Valão, e a prefeitura deveria rever esta situação.

Secretária Cristiane: Afirma que a motivação principal não é a economia, o motivo é atender o Plano Municipal de Educação, que determina que as escolas tenham vários insumos disponíveis para os alunos, mas há ganhos pedagógicos e financeiros.

 

Pastor Delandi (PSC): diz que entende que a administração quer abrigar os alunos em escolas melhores, mas a questão da distância também é importante. É preciso que a prefeitura analise com muito critério, pois o fechamento de escolas pode não ser a melhor medida, até porque existe a possibilidade de que muitos alunos de escolas particulares migrem para o sistema público, devido à crise econômica. Pergunta para onde vão os recursos federais das escolas que serão fechadas.

Secretária Cristiane: Diz que, mesmo sendo hostilizada, não pode dizer que vai ignorar um estudo técnico, feito de forma criteriosa. Explica que os recursos federais são enviados por alunos, não por escolas.

 

Jonas Nogueira (PV): pergunta se haverá transporte escolar para os alunos que serão realocados. Pergunta se há possibilidade de mudanças no plano.

Secretária Cristiane: diz que o MEC somente exige o transporte para trajetos superiores a três quilômetros, o que será cumprido pela prefeitura, no caso dos distritos. No caso dos bairros, as distâncias serão sempre inferiores. Diz que não pode haver mudança no planejamento feito, pois o plano municipal de Educação tem metas a serem cumpridas que dependem dessa readequação, que, segundo ela,  também está sendo feita pela governo do estado e por outras prefeituras em todo o Brasil, como São Paulo.

 

Luisinho Tereré (DEM): lembra que é necessário que se garanta de fato o transporte para as crianças do meio rural, como as de Bebedouro, mesmo em épocas em que o tráfego nas estradas esteja ruim. Pede que lhe seja enviado os estudos sobre qual será a finalidade do prédio da escola de Bebedouro.

Secretária Cristiane: afirma que os prédios das escolas fechadas serão reutilizados na rede, como o do Newton Braga, que servirá para instalar reforço escolar de Linguagens e Matemática. Diz que a destinação dos outros prédios ainda está em estudo, e que a prefeitura está aberta a sugestões.

 

Rodrigo Enfermeiro (PSB): pergunta se haverá parceria entre escolas do município e do estado, caso os pais de alunos de escolas fechadas prefiram encaminhar seus filhos para outras escolas. Pergunta qual será a proporção de vagas oferecidas nas creches de horário integral.

Secretária Cristiane: diz está sendo feita a parceria com o governo do estado para acolhimento eventual de alunos e que o número de vagas integrais depende da demanda, mas que as vagas necessárias serão oferecidas.

 

 

 

Comentários