Rodrigo Coelho pede para sair do PT - Jornal Fato
Política

Rodrigo Coelho pede para sair do PT

Segundo Rodrigo, a postura do PT expõe seus filiados ao escárnio


O deputado estadual Rodrigo Coelho entrou nesta quarta-feira (09) com processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o objetivo de deixar o PT, sem correr o risco de perder o mandato, por infidelidade partidária. A alegação, para tentar a justa causa, é de que "o partido tem se desviado, reiterada e substancialmente, seu programa partidário".

 

Segundo a ação, tais desvios se intensificaram nos últimos meses, "chegando a tal ponto que a permanência do Rodrigo na sigla implicará em completa ofensa ao mandato popular que lhe foi conferido pelas urnas, configurando inegável lesão ao patrimônio político construído ao longo de mais de uma década de vida pública".

 

Rodrigo ingressou no PT em 1999. Para deixar o partido agora, contratou renomada banca de advogados, do escritório Chein Jorge e Abelha Rodrigues. Usa como argumentos os casos de corrupção no governo federal, como o Mensalão e o toma lá dá cá, de cargos em troca de apoio político, instituído pelas gestões nacionais da sigla.

 

Além disso, segundo ele, a tentativa de desmoralizar a operação Lava Jato e a postura de taxar de golpe da direita o pedido de impeachment contra a presidente Dilma, são demonstrações de que o partido se desviou de seu programa.

 

"A postura do PT expõe, portanto, seus integrantes a verdadeiro escárnio público, que mancha o patrimônio político daqueles que se mantêm fiéis ao programa partidário".

 

Candidatura

 

Além dos motivos elencados para tentar se desvincular do PT, Rodrigo Coelho também tem interesse em buscar sigla pela qual possa se candidatar a prefeito de Cachoeiro. Ele não põe esta informação no pedido feito ao TRE, mas está em litígio com a legenda em Cachoeiro, onde sua carreira política teve ascensão.

 

O parlamentar se considera isolado na sigla, sem apoio da militância. Caso consiga provar a justa causa para a saída, fica livre para ingressar em qualquer outra agremiação partidária a tempo das convenções. Caso não obtenha êxito, dificilmente levará a termo a tentativa de ser prefeito.

 

O PT ainda pode contestar a ação proposta por Rodrigo. Não há data definida para uma decisão.

Comentários