Rodovia para o progresso - Jornal Fato
Política

Rodovia para o progresso

Para governador, a duplicação ?dá impacto de modernização na cidade de Cachoeiro e região


Hartung concluiu que "rodovia é vetor de desenvolvimento econômico (Foto: Divulgação)

Marcos Leão

 

Nenhuma cidade do porte de Cachoeiro de Itapemirim está recebendo um investimento desse tamanho em todo o Brasil. O valor é superior a R$ 70 milhões.

 

Trata-se da obra de duplicação da Rodovia ES 482, do trecho entre Morro Grande e a localidade de Coutinho. E quem afirma é o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB).

 

Ele esteve na cidade na tarde desta quarta-feira (27), quando vistoriou a obra, que está prestes a ser concluída. O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), o vice, Jonas Nogueira (PP), vereadores e prefeitos também de outros municípios da região participaram.

 

A previsão para o término dos trabalhos é abril, segundo Enio Bergoli, diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pelo projeto.

 

Mas as pistas estão liberadas para o tráfego desde novembro, para facilitar o fluxo na região. "Ainda tem obras complementares, que vamos fazer nos primeiros meses de 2018. Mas fizemos questão de acelerar, para dar passagem agora. Porque, agora, mineiros vão passar pela via, em direção ao litoral. Era muito importante que déssemos passagem organizada. A turma do DER, que pegou esse projeto, que era uma bola quadrada e arredondou essa bola, está de parabéns", disse o governador.

 

Hartung se impressionou com o visual da estrada: "é muito belo ter uma obra em torno do Rio Itapemirim. Há momentos em que você fica com o Rio Itapemirim do seu lado e um complexo de montanhas atrás, onde está o Itabira. É lindo! Toca a emoção da gente, de quem gosta de ver coisa bonita".

 

Para ele, a duplicação da ES 482 "dá um impacto de modernização na cidade de Cachoeiro de Itapemirim e, por consequência, em todo o Sul do Estado".

 

O governador observou que "já há empresas se instalando, a obra está andando e o desenvolvimento está chegando".

 

Hartung concluiu que "rodovia é vetor de desenvolvimento econômico. Está virando uma região de expansão da chamada grande Cachoeiro".

 

Atraso

 

A obra de duplicação do trecho entre Morro Grande e Coutinho (pouco mais de 11 quilômetros de extensão) está prestes a completar seis anos (em fevereiro), pois esteve paralisada. Ela foi reiniciada no fim de 2015.

 

Um dos pontos mais complexos fica em Morro Grande, onde parte da pista cedeu no ano passado, formando uma cratera. No local, está sendo construído um viaduto.

 

Previsão de mais investimentos

 

O Governo do Espírito Santo está preparado para investir no ano que vem mais de R$ 1 bilhão, anunciou Paulo Hartung, em visita a Cachoeiro de Itapemirim, na tarde de ontem.

 

"A maior parte deste dinheiro é recurso do Tesouro do Estado", destacou o governador. 

 

Para Hartung, a situação do Espírito Santo é ímpar, quando comparada a outras unidades da federação. "É uma alegria podermos fechar o ano fazendo um anúncio robusto como este. Uma realidade muito escassa no território nacional".

 

O governador reiterou que "o Espírito Santo, no segundo semestre, voltou a crescer, saiu da recessão. Voltou a gerar empregos, superiores àqueles que são retirados. A receita do governo do Estado voltou a crescer. Não é um crescimento magnífico, mas é um crescimento constante".  

 

Tudo isso ocorrendo, lembrou Hartung, com a mineradora Samarco ainda sem produzir. "A Samarco, parada, sacrifica a economia do Espírito Santo. Pois, sozinha, representa mais de 5% de nossa economia", frisou.  

 

190 deve, enfim, voltar em 2018

 

Enfim, uma boa notícia para quem se preocupa com a falta de segurança pública, praticamente toda a população. Há anos transferida para a Grande Vitória, a central de chamadas telefônicas de emergência (190) pode, no início de 2018, voltar a funcionar em Cachoeiro de Itapemirim, informou o governador Paulo Hartung.

 

O anúncio atende a pleito antigo da população da região, que tem que se desdobrar para explicar, a atendentes da capital, os locais das ocorrências policiais, perdendo tempo precioso.     

 

"Estamos trabalhando... acho que agora, no início do ano, eu venho para poder colocar em funcionamento", disse o governador.  

 

Comentários