Queda de muro: laudo revela falhas - Jornal Fato
Política

Queda de muro: laudo revela falhas


Foto: Divulgação

 

O laudo técnico emitido por uma empresa especializada em engenharia, contratada pela Prefeitura Municipal de Vargem Alta, apontou uma série de falhas graves, tanto no projeto como na execução da obra de contenção da Escola Municipal de Educação Básica - EMEB Prosperidade.

 

Entre os problemas apontados no laudo estão a deficiência na elaboração do projeto, repetidas ações de omissão técnica em relação às normas geotécnicas vigentes, bem como na execução da obra em completo desacordo com o projeto executivo.

 

Ainda de acordo com o laudo, durante a retirada dos grampos que são responsáveis por garantir a estabilidade do muro, evidenciou-se que os mesmos apresentavam dimensões muito inferiores às estabelecidas no projeto, e que os únicos dispositivos de drenagem executados na contenção, foram executados de forma pouco eficiente.

 

A prefeitura informou que a obra estava sendo executada por uma empresa contratada pelo município em decorrência de um deslizamento de terra, na encosta da escola, ocorrido no início do último ano.

 

Porém, em 9 de agosto de 2015, ocorreu um rompimento das obras de contenção do terreno que acarretou ainda no desabamento da quadra poliesportiva da escola, parte do calçamento do pátio e do muro divisório.

 

Diante da situação, a prefeitura informou ainda que, com base no laudo técnico, no último mês de agosto, o município entrou com uma Ação Civil Pública contra a empresa responsável pela obra, requerendo o ressarcimento integral dos danos causados ao erário, no valor de R$ 888.940,00.

Comentários