PSD mostra a que veio - Jornal Fato
Política

PSD mostra a que veio

Evento realizado sábado na Magban movimentou o mercado político em Cachoeiro ? Tales em evidência


 

As movimentações pré-eleitorais começam a ficar mais explícitas em Cachoeiro de Itapemirim. No sábado, o PSD, mostrou a que veio em encontro sobre desenvolvimento regional. E não veio para brincadeira.

 

A sigla, que tem no empresário Tales Pena Machado sua maior estrela, reuniu senador, deputado federal, presidente da Assembleia Legislativa, deputados estaduais, prefeitos, secretários de Estado e vereadores num evento com alardeado propósito macrorregional, mas que, por contingência do período pré-eleitoral, acabou por se concentrar em Cachoeiro de Itapemirim.

 

Embora políticos de todos os matizes tenham comparecido, ficou evidente a tendência de aproximação entre o PSD e o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), hoje principal favorito na disputa pela Prefeitura de Cachoeiro.

 

E o movimento pode ter dedo do governador Paulo Hartung (PMDB), que é completamente favorável a que Ferraço dispute a Prefeitura e também tem bom relacionamento com o empresário. As possibilidades de o parlamentar disputar o quinto mandato de prefeito são remotas e nada impede que, não participando, possa apoiar o escolhido pelo PSD.

 

O evento ocorreu na Magban, empresa de Teles, que também preside o Sicoob Credirochas e o Sindirochas.

 

Pré-candidatura

 

Apesar das reiteradas negativas de Tales, durante seu discurso, o evento teve cara de lançamento de pré-candidatura. O líder do setor de rochas ornamentais falou em coragem para ajudar Cachoeiro "que se acha o maior polo econômico da região, mas não é nada", a reverter o esvaziamento econômico.

 

Fez discurso em que apontou as mazelas, pediu união para encontrar a solução, mas, quando se esperava que se colocaria como opção para a disputa eleitoral, saiu pela tangente, prometendo apoio ao candidato que assumisse a dura missão de recolocar Cachoeiro nos trilhos.

 

Embora Tales fosse a estrela, também brilhou o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), que fez discurso inflamado - e pouco exequível nos dias atuais -, criticou os órgãos ambientais por impedirem o desenvolvimento da região, notadamente incomodado com a perda do porto de Itaóca, em Itapemirim, para Açu, no Rio de Janeiro, segundo o parlamentar, causada pela morosidade do licenciamento.

 

Ferraço cobrou de Tales a mesma coragem que ele antes cobrara em discurso aos demais participantes, para ajudar a resolver estas questões e os problemas de Cachoeiro.

 

União

 

Cirúrgico em sua intervenção, o senador Ricardo Ferraço (PSDB) foi direto. "O que estamos discutindo aqui é a possibilidade do surgimento de um candidato a prefeito que leve essas demandas adiante", definiu.

 

Ricardo defendeu que o momento é de buscar convergência. Utopicamente, propôs que os políticos esquecessem as divergências em favor de um movimento que execute o projeto, com amplo apoio na Prefeitura. "O nome, no momento, é o que menos importa", refletiu diante de plateia formada, também, por quase uma dezena de pré-candidatos a prefeito.

 

Desenvolvimento

 

À proposta de desenvolvimento regional, quem se ateve foi o secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto, lembrando que a sociedade precisa se mobilizar e organizar para criar e aproveitar as oportunidades criadas.

 

Citou, como exemplo, o próprio setor de rochas ornamentais, que destaca Cachoeiro em nível mundial, embora o município traga de fora as rochas, não tenha mercado na região e sequer portos por perto para a exportação. Apesar das condições, adversas, prevaleceu a mobilização dos empreendedores.

Comentários