Proposta quer reduzir número de vereadores - Jornal Fato
Política

Proposta quer reduzir número de vereadores

Segundo Alexon, a necessidade da redução é justificada pelos princípios da economicidade e da eficiência


A proposta foi apresentada pelo vereador Alexon Soares Cipriano (Pros) (Foto: Arquivo/Fato)

 

Reduzir de 19 para 13 o número de vereadores em Cachoeiro de Itapemirim. Esta é a proposta apresentada pelo vereador Alexon Soares Cipriano (Pros) no Projeto de Emenda à Lei Orgânica 001/2017. "Acredito que é necessário abrir logo esta discussão, não deixar para a última hora", diz o vereador.

 

Segundo Alexon, a necessidade da redução é justificada pelos princípios da economicidade e da eficiência. "É preciso reduzir os custos e garantir a qualidade do Legislativo", afirma.

 

O número de vereadores em Cachoeiro já foi alterado várias vezes. Da criação da Câmara, em 1867, até a promulgação da Constituição de 1988, as legislaturas registravam de 10 a 14 vereadores.

 

Com a nova Constituição, o município passou a ter 19 vereadores, até 2005, quando voltou a ter 12. Já em 2009, este número passou para 13. E finalmente, em 2013, o número de vereadores foi alterado para 19.

 

Na legislatura passada, em 2015, projetos que propunham a redução para 17 e 15 vereadores causaram muita polêmica, receberam várias emendas, mas acabaram rejeitados.

Comentários