Programa de Aviação Regional poderá ser retomado - Jornal Fato
Política4

Programa de Aviação Regional poderá ser retomado

Dos aeroportos regionais capixabas incluídos no Plano, apenas o de Linhares passou por todas as etapas


A Secretaria Nacional de Aviação Civil poderá dar continuidade, em 2018, ao Programa de Aviação Regional nos aeroportos de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus. A informação foi dada pelo secretário nacional da Aviação Civil, Dario Lopes, ao deputado federal Evair de Melo (PV-ES), que busca estimular a economia regional ao integrar as diversas regiões do estado e facilitar o deslocamento de cargas e de moradores do interior.

Para os aeroportos receberem obras de melhorias, o programa prevê o cumprimento de três etapas: estudo de viabilidade técnica, estudo preliminar e o anteprojeto. Os aeroportos de Cachoeiro, São Mateus e Colatina já estão com as duas etapas finalizadas, mas, por falta de recursos no orçamento deste ano, o Governo Federal ainda não autorizou a realização da terceira etapa do programa, que será retomada no próximo ano.

Dos aeroportos regionais capixabas incluídos no Plano, apenas o de Linhares passou por todas as etapas e, agora, receberá obras que estão sob a responsabilidade do Governo do Estado. A obra completa está orçada em aproximadamente em R$ 30 milhões e 60% dos recursos serão investidos pelo Governo Federal. Evair busca informações sobre o cumprimento das condicionantes, já que a Licença de Instalação da obra do aeroporto estabelece que o início dos trabalhos depende do cumprimento de, no mínimo, nove delas.

Integração

Em outubro, Evair esteve na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e teve acesso aos resultados do programa Voe Minas, um projeto de integração regional do Estado de Minas Gerais pelo Modal Aéreo. O projeto que contou com o apoio da Secretaria de Aviação Civil promove o desenvolvimento econômico regionalizado, criando condições para o transporte de cargas e passageiros.

Criado há um ano, incialmente ligando 12 cidades do interior com a capital mineira, atualmente, 14 cidades contam com ligação aérea com a capital, além de acesso a trechos entre municípios do interior, estimulando o turismo e novos empreendimentos. As viagens são feitas em aeronaves pequenas de até 9 passageiros fretadas pela Codemig.

"Precisamos ter ousadia, de verdade, para estruturamos uma plataforma logística de pessoas e mercadorias no Espírito Santo, além da duplicação de nossas rodovias, reformas das estradas estaduais, contornos e novas malhas viárias", defendeu Evair. No encontro, o deputado pediu ao secretário apoio para o desenvolvimento de um estudo de viabilidade técnica para embasar o projeto para o Espírito Santo.

Comentários