Professores são nomeados no dia de secretária explicar falta de aula - Jornal Fato
Política

Professores são nomeados no dia de secretária explicar falta de aula

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial de ontem; ao todo, são 176


Cristina Lens afirmou que houve falta de aulas em algumas escolas (Foto: Anderson Couzaqueviti)

 

Leandro Moreira

 

Mais de 170 professores foram nomeados na prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim nesta terça-feira (14), através de Designação Temporária (DT), justamente no dia em que a secretária de Educação, Cristina Lens Bastos de Vargas, foi à Câmara Municipal atendendo convocação para explicar denúncias de falta de aula por não preenchimento de vagas de educadores.

 

A ida da secretária ao plenário ocorreu a partir de ofício enviado pela Comissão de Permanente de Educação do legislativo municipal. Da tribuna, Cristina Lens afirmou que houve falta de aulas em algumas escolas; a explicação é de que mais de 150 professores recusaram o emprego.

 

"Esses escolheram trabalhar em escolas em Marataízes, Presidente Kennedy e Itapemirim", afirmou. A baixa interferiu na sequência do aprendizado das crianças, confirmando a denúncia. De acordo com a secretária, alguns professores largaram as aulas, por motivos diversos, e até fazer uma nova chamada para a substituição, os alunos ficavam sem aulas.

 

Com as nomeações de ontem, as vagas existentes serão ocupadas, desde o ensino básico ao fundamental. O assunto veio à tona através de reportagem publicada no ES de Fato no dia 3 de março, quando professores desempregados reclamaram das vagas ociosas.

 

Elucidado

 

O relator da Comissão de Educação, vereador Diogo Lube (PDT), disse estar satisfeito com a explicação da secretária, que teria explicado o que realmente ocorreu. "A questão foi elucidada. Ela veio com toda equipe, referendou e buscou legitimidade. Com as 176 nomeações, a demanda vai ser sanada".

 

Atendimento

 

Outra reclamação de professores era a falta de acesso à secretária e às subsecretarias. Cristina explicou que foram realizados 90 atendimentos gerais em dois meses, ou seja, a série de demandas pode ter sido a origem da queixa.

Comentários