Produtor familiar poderá ter desconto na energia - Jornal Fato
Política

Produtor familiar poderá ter desconto na energia


Foto: Divulgação

 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) aprovou ontem o Projeto de Lei 5250/2016 que incentiva a utilização da irrigação na agricultura familiar, por meio de descontos especiais nas tarifas de energia elétrica às unidades consumidoras classificadas na classe rural.

 

"Acima de tudo é preciso despertar a consciência para o uso de tecnologias e equipamentos mais eficientes para não desperdiçar água. Dados do IBGE indicam que por causa dos altos custos da energia elétrica, somente 30% dos agricultores familiares são irrigantes. Logo, esse incentivo aprovado aumentará o acesso de agricultores aos sistemas de irrigação, diminuindo custos de manutenção e melhorando a qualidade da produção", destaca o deputado Federal Evair de Melo (PV-ES), representante capixaba na CAPADR e que votou pela aprovação do Projeto.

 

A medida beneficiará os pequenos produtores rurais que praticam uma agricultura de base familiar, com padrões tecnológicos de exploração e cultivo distintos e com problemas básicos como as dificuldades de acesso à terra, água e energia, levando seu sistema de produção a uma baixa sustentabilidade econômica e ambiental. Após a aprovação na CAPADR o PL ainda seguirá para deliberação nas comissões de Minas e Energia e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comentários