Prefeitura faz ação para retirar morador - Jornal Fato
Política

Prefeitura faz ação para retirar morador

O morador em situação de rua já recebia acompanhamento desde o mês de junho, quando seu caso foi denunciado


 

As secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim realizaram na segunda-feira (21), uma ação conjunta de atendimento a um homem que vive em situação de rua na localidade de São Simão, zona rural do município.

 

Conduzido pelas coordenadoras do Serviço de Acolhimento, Lílian Ribeiro, e de Saúde Mental, Adriana Bonandi, o trabalho contou com o reforço do psicólogo Romário Manzoli (da Semdes), responsável pela abordagem direta ao homem, e, ainda, de uma médica e uma enfermeira da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Itapemirim.

 

Sem quaisquer documentos pessoais em mãos, ele - que se identificou como Joaquim Ferreira Filho disse ter 59 anos de idade - recebeu na localidade prévia atenção clínica da equipe da ESF, que o encaminhou para o centro de saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, para ser submetido a exames de sangue, urina, raio-x, entre outros.

 

Segundo a coordenadora Lílian, Joaquim permanecerá sob cuidados no PPG até esta terça-feira. "Só após os resultados desses exames, sobretudo o de escarro, é que poderemos definir se ele será levado para a Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá, no bairro Independência, ou, então, para uma instituição de longa permanência", explicou.

 

Também de acordo com ela, o morador em situação de rua já recebia acompanhamento desde o mês de junho, quando seu caso foi denunciado ao Serviço de Acolhimento. "Como não podemos obrigá-lo a ir para lugar nenhum, essa última intervenção demandou cuidados especiais", frisou. No total, Joaquim recebeu sete abordagens do município.

 

A coordenadora de Saúde Mental salientou que, hipoteticamente, ele não apresenta nenhum transtorno grave. "O que podemos notar, a princípio, são alterações ambientais, nutricionais e de atos de vida. Ainda assim, será importante uma avaliação aprofundada", disse Adriana.

 

Comentários