Prefeitura de Cachoeiro entra no G6 da transparência - Jornal Fato
Política

Prefeitura de Cachoeiro entra no G6 da transparência

É um grande salto em relação a 2015, quando ocupava a 34ª posição no mesmo ranking.


A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim entrou no grupo dos seis municípios com melhores índices de transparência neste ano, segundo avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. É um grande salto em relação a 2015, quando ocupava a 34ª posição no mesmo ranking.

 

Auditoria de Transparência Ativa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) avaliou os portais institucionais e de transparência de todas as prefeituras e câmaras do Espírito Santo e constatou um considerável incremento em comparação à avaliação realizada pela Corte em 2015. No caso do Executivo Municipal, por exemplo, a média de atendimento às questões da auditoria saltou de 42,8% para 72,2% em 2017.

 

Houve uma grande mudança na ordem de classificação em relação ao apurado em 2015. Exatamente metade das prefeituras (39) melhorou de posição. No resultado geral, a prefeitura que ficou em primeiro lugar neste ano - Boa Esperança - estava na posição 53 em 2015, enquanto a primeira colocada de 2015 - Castelo - ficou em 42º este ano.

 

Nas prefeituras foram avaliados 246 itens relacionados aos tipos de informação despesas, pessoal, licitações e contratos, gestão fiscal, patrimônio, aspectos gerais, transferências e receitas. Esses dois últimos são específicos do Poder Executivo.

 

Comentários