Prefeito reúne políticos para discutir desenvolvimento regional - Jornal Fato
Política

Prefeito reúne políticos para discutir desenvolvimento regional

Compareceram os prefeitos de Itapemirim, Tiago Peçanha, e de Presidente Kennedy, Amanda Quinta


Fotos: Wagner Santos

 

Parcela expressiva das lideranças políticas do Espírito Santo se reuniu ontem em Marataízes. Em discussão, o desenvolvimento econômico e estrutural da região. A discussões se concentraram nas obras de reurbanização da orla do município, no Porto Central, de Presidente Kennedy, na ferrovia Rio de Janeiro X Espírito Santo, na queda de arrecadação com recursos dos royalties do petróleo e nas oportunidades geradas pelo Fundes, fundo incentivar a instalação de empreendimentos na região.

 

A iniciativa foi do prefeito de Marataízes, Robertino Batista da Silva, o Tininho, que durante o evento assinou ficha de filiação ao PDT. Compareceram os prefeitos de Itapemirim, Tiago Peçanha, e de Presidente Kennedy, Amanda Quinta. O senador Ricardo Ferraço (PSDB), os deputados federais Sérgio Vidigal (PDT) e Evair de Melo (PV), os deputados estaduais Rodrigo Coelho (PDT) e Marcos Mansur (PSDB).

 

O governador Paulo Hartung enviou os secretários José Carlos da Fonseca Júnior, chefe da Casa Civil, e Paulo Roberto Ferreira, chefe de gabinete, além do subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Neucimar Fraga, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Enio Bergoli.

 

O encontro serviu para a atualização sobre projetos como o da ferrovia Rio-ES, que, segundo o senador Ricardo Ferraço, deverá ter as obras realizadas pela Vale, que aguarda acordo cm o governo federa, para poder dar início aos procedimentos.  Assunto é tratado diretamente pelos governadores dos dois estados com o presidente Michel Temer, que encampou a proposta.

 

Para antes, talvez já neste ano, seja liberada a licença ambiental para que o Porto Central, em Presidente Kennedy, enfim, possa ter as obras iniciadas, após quatro anos de espera. Segundo o deputado Evair e Melo, o porto é importante para a região, mas essencial para o Brasil .

 

Além de toda a discussão econômica, o evento teve implícita mensagem política importante. Mostra o alinhamento de forças políticas no entorno do governador Paulo Hartung. Só foram convidados por Tininho, lideranças com boa relação com o governo estadual, que foi elogiado pela gestão austera que tem empreendido.

 

Obras em Marataízes


Tininho comemorou de definição a revitalização que será feita nas avenidas Simão Soares e Rubens Rangel, pelo governo do Estado, que se inicia na Ponte  da Barra, passa pelo Pontal e segue até a agência do Banco do Brasil. "É a mudança da cara da nossa cidade. Marataízes começa a se mostrar como uma cidade realmente turística".

 

O projeto passa por adequações para que instalações tipicamente urbanas, como redes, inclusive clandestinas, de drenagem e esgoto, telefonia, energia, dentre outras não atrapalhem o andamento da obra, de aproximadamente 5 km. Conforme Bergoli, em projetos herdados pela atual gestão e que não observaram essa premissa, as obras precisaram ser paralisadas ao encontrar obstáculos depois de iniciadas. Levando isso em consideração, quando a gente licitar a obra, a empresa poderá inicia-la e concluí-la sem interrupções e sem aditivos.

 

Segundo Tininho, que busca também o apoio do governo do Estado para colaborar, até 2020, quando se encerra seu mandato, a primeira parte da reurbanização da orla da praia central deve ser concluída.

 

Para o projeto, ele também busca recursos junto ao Ministério do Turismo, onde o projeto aguarda o licenciamento ambiental para que possa ter sua avaliação concluída, segundo o senador Ricardo Ferraço. "É a urbanização da praia que vai fomentar o fortalecimento do turismo aqui na cidade". A obra será feita em etapas pois não há recursos para que se faça tudo de uma só vez.

 

Comentários