Prefeito quer transparência em Itapemirim - Jornal Fato
Política

Prefeito quer transparência em Itapemirim

Em janeiro, município litorâneo teve nota zero em teste feito pelo Tribunal de Contas ? interino, em entrou em abril, quer nota 10


Thiago Peçanha se reuniu com o secretário Eugênio Ricas em busca de parceria para abriras contas da Prefeitura

 

O prefeito interino de Itapemirim, Thiago Peçanha (PSDB), foi o primeiro mandatário capixaba a procurar o secretário de Estado de Controle e Transparência, Eugênio Ricas, em busca de atuação conjunta para que o município alcance nota 10 em Transparência, assim como o Governo Estadual. A reunião entre os dois aconteceu na tarde de segunda-feira (04).

 

Para Ricas, Itapemirim sai na frente. "O gestor está se movimentando para disponibilizar para a sociedade as informações que são dela. Isso é salutar e a sociedade agradece", afirma.

 

A iniciativa do prefeito é cheia de simbolismo. Peçanha está no cargo por que o titular, Luciano Paiva (Pros) foi afastado - é a quinta vez em dois mandatos - devido a denúncias de corrupção.

 

Em maio, o Espírito Santo manteve a nota 10 na avaliação do Ministério Publico Federal (MPF) no Ranking Nacional da Transparência, conseguida em avaliação anterior.

 

Já Itapemirim, em teste sobre transparência e acesso à informação, feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), divulgado em janeiro, não atendeu a nenhum dos requisitos avaliados pelo TCE-ES e teve nota zero em transparência. Na época, Luciano ainda geria a Prefeitura.

 

O trabalho teve como objetivo verificar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, de 2012. Ela regulamenta o direito de qualquer pessoa, física ou jurídica, de ter acesso a informações públicas de órgãos e entidades, sem ter que apresentar motivo.

 

Peçanha assumiu o cargo no final de abril.  Para o prefeito, "o gestor deve exercer mandato com transparência e parceria com a população e órgãos competentes. Só assim poderá olhar com hombridade e segurança no olho de cada cidadão".

 

Em um momento em que, escândalos de corrupção e crise ética são pautas constantes, o Espírito Santo tem suas exceções que buscam diminuir a burocracia reinante e o desperdício de recursos públicos.

Comentários