Prefeito muda secretariado pela terceira vez - Jornal Fato
Política

Prefeito muda secretariado pela terceira vez

Depois de Fazenda e a polêmica em Obras, Victor Coelho (PSB) consumou nesta quarta-feira (07) troca na Secretaria de Saúde, com pouco mais de cinco meses de governo


Victor Coelho agradeceu a Bindaco, apresentou Luciara e defendeu seu secretariado: retidão de caráter

 

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), consumou nesta quarta-feira (07) a terceira troca em seu secretariado com pouco mais de cinco meses de governo. Desta vez, quem sai é Luiz Carlos Bindaco, da Secretaria Municipal de Saúde, para dar lugar a Luciara Botelho, até então subsecretária na pasta. a mudança já era especulada nos bastidores desde o fim de semana.

 

Como nas outras vezes, o anúncio foi feito por intermédio das redes sociais e o prefeito não entrou em detalhes sobre o motivo de mais essa mudança. Relatou, apenas, que as mudanças ocorrem por fatores externos e particulares. Bindaco, assegura Victor, pediu para sair por motivos pessoais, mesmo tendo cumprido "com excelência tudo o que traçamos até o momento".

 

"Apesar de pouco reconhecido pela mídia e até mesmo pela população, valorizo o grande trabalho de reestruturação interna na secretaria. Temos o que melhorar? Sim! Muita coisa! Mas os frutos do trabalho já realizado serão colhidos em breve. Tenho certeza que minha amiga Luciara Botelho assumirá a responsabilidade e dará conta do recado", pondera o mandatário.

 

A despeito da satisfação do prefeito, as críticas à gestão da Saúde vêm se acumulando. A última delas, proferida nesta terça-feira (06) pelo vereador Rodrigo Sandi, que denunciou as condições precárias da unidade de Saúde do bairro Zumbi.

Segundo ele, a sala de esterilização dos equipamentos para o atendimento dentário fica em cômodo onde era o banheiro.

As outras duas alterações foram feitas nas secretarias de Fazenda e na de Obras.

 

Leia mais: Esterilização em posto de saúde é feita em banheiro, diz vereador

 

POLÊMICA

Depois da polêmica troca na Secretaria Municipal de Obras, assumida na semana passada pelo ex-prefeito de Guaçuí, Luciano Machado, que tem condenação por improbidade administrativa, embora ainda recorra na Justiça, o prefeito fez questão de ressaltar que se orgulha do seu secretariado. E até lança desafio.

 

"Todos foram convidados por capacidade técnica e principalmente pela retidão de caráter. Desafio qualquer um a provar que algum secretário foi nomeado por obrigação política ou troca de favores. Não vou entrar em polêmicas e minha resposta será sempre com trabalho."

 

A preocupação com a ficha de seus secretários é, realmente, de primeira hora na gestão. Em maio, inclusive, foi aprovada na Câmara a Lei da Ficha Limpa Municipal. Mais rigorosa do que a nacional, proíbe a nomeação ou manutenção no cargo de pessoas que já tenham sido condenadas em decisão judicial colegiada.

 

A lei deve entrar em vigor ainda neste mês - a Câmara analisa veto do prefeito a emenda parlamentar - e, quando isso ocorrer, poderá se complicar a situação de Machado. Embora a sentença que o torna inelegível por três anos e o condena por improbidade administrativa não tenha ainda seus efeitos, ele, efetivamente tem em seu desfavor decisão de órgão colegiado.

 

Leia mais: Ficha Limpa local complica vida de novo secretário

Comentários