Pré-candidatura: petebista se demite - Jornal Fato
Política

Pré-candidatura: petebista se demite

Adriana Colombiano era secretária de Trabalho e Habitação e agora se articula para concorrer à prefeitura


A presidente do PTB, Adriana Colombiano, entregou, na sexta-feira (01), ao prefeito Carlos Casteglione (PT) o pedido de exoneração do cargo de secretária de Trabalho e Habitação, que ocupava desde o ano passado. Ela é pré-candidata a prefeita.

 

A definição se deu no último dia útil do prazo, que termina hoje, para a desincompatibilização de ocupantes de cargos comissionados para os interessados em concorrer a cargos eletivos. A saída surpreendeu o mandatário e representa, na prática, o rompimento do PTB com a gestão petista.

 

Os dois partidos foram aliados em 2012. Ela conduziu a coligação entre as siglas nas eleições proporcionais, união que resultou na eleição de quatro dos 19 parlamentares atuais, três do PTB e um do PT. Hoje, nenhum deles está no partido de origem.

 

Os trabalhistas foram atingidos pelo fogo amigo nestas semanas de janela aberta para a transferência partidária. O Pros, outro partido da base aliada, cooptou filiados do PTB, entre eles o vereador Lucas Moulais, situação que foi a gota que faltava para Adriana amadurecer a decisão de deixar o governo para ser candidata.

 

Embora em encontro de bloco de partidos já houvesse colocado-se como pré-candidata, seu nome nunca fora muito cogitado, até ontem. "O PTB já havia definido que teria candidato há um ano. Vejo, em Cachoeiro, quadro indefinido. Vamos dialogar bastante, elaborar nosso planejamento para a cidade", disse.

 

Embora pouco conhecida do eleitorado, Adriana já tem experiência de 15 anos na vida pública. Desde 2012, é secretária municipal em Cachoeiro. Desde então passou pelas pastas de Interior, Transportee Trabalho e Habitação.

 

Essa última, aliás, deu a ela a chance de tocar projetos de grande alcance social, como o Minha Casa, Minha Vida, que recentemente entregou 496 moradias - outras 1.248 devem ser concluídas ainda neste ano - e o programa de regularização fundiária, um dos gargalos do município.

 

Apesar de ter pedido exoneração e não pretender buscar alianças com o PT, a pré-candidata diz que saiu em paz com o prefeito. "O respeito, entre nós, é mútuo", diz.

Comentários